PONTAL NORTE
Moradores denunciam língua negra no canal do Marambaia
Vizinhança acredita que são esgotos clandestinos, já o Emasa culpa as chuvas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Moradores do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, registraram em foto uma enorme língua negra saindo do canal do Marambaia na manhã desta segunda-feira. “Coco do Marambaia entrando no oceano Atlântico. O canal do Marambaia está podre, cheiro insuportável, nada é feito. Pouca vergonha!”, se queixa uma moradora.
“Não vemos nenhuma ação efinitiva para acabar com essa porcaria toda. Praia alargada, mas o mar totalmente poluído de coliformes fecais”, alega.
Nos últimos cinco relatórios mensais de balneabilidade divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Pontal Norte estava sempre impróprio para banho de mar. As análises foram feitas de abril até agosto. Veja o resultado.
Segundo a Emasa, a língua preta está relacionada com as chuvas dos últimos dias. “A Emasa esclarece que pode ocorrer ocasionalmente, por conta de temporais ou chuvas mais intensas, mancha escura na foz do Rio Marambaia devido a detritos que são levados ao rio proveniente de vias públicas ‘lavadas’ pela chuva e vindos da rede de drenagem, bem como do fundo do rio revolvido”, informou.
A Emasa ainda alega que segue com as fiscalizações de ligações de esgoto irregulares e na implementação de ações e obras, como de limpeza e dragagem, que melhorem as condições dos cursos d’água.
A Emasa orienta as pessoas a denunciar se flagrarem ligações clandestinas de esgoto pelos Canais de Atendimento: e-mail atendimento@emasa.com.br, SAC: 0800 643-6272 ou no Fala Emasa- Whatsapp: (47) 3261-0000.
Mancha no Ribeirão Ariribá
Na semana passada, o Ribeirão Ariribá, que marca o limite entre o território de Itajaí e Balneário Camboriú, na Praia dos Amores, também registrou manchas suspeitas, na saída da rua Machado de Assis. Na ocasião, a equipe da Emasa foi ao local e não constatou despejo irregular de imóveis ou da estação elevatória da rede de esgoto de Balneário Camboriú. A autarquia explica que a mancha é marrom, e, se fosse de esgoto, seria cinza, e o local teria mau cheiro. Já o Semasa, de Itajaí, informou que o local dispõe de rede de coleta de esgoto nos imóveis e que faz vistorias frequentes no bairro.