Copa Davis
Tenista de Itajaí vence nas duplas e classifica o Brasil
Time Brasil bateu a Dinamarca por 3 a 1, fora de casa, e avançou pro grupo principal
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Brasil garantiu sua classificação para o mata-mata do grupo principal da Copa Davis de tênis neste final de semana ao bater a Dinamarca por 3 a 1, na casa dos adversários. A classificação no principal torneio de nações do esporte foi garantida pelo triunfo do tenista da ADK Tennis, de Itajaí, Rafael Matos, ao lado de Felipe Meligeni, contra os dinamarqueses Christian Sigsgaard e Johannes Inilgdsen.
Em uma partida equilibrada no piso duro de Hillerød, na Dinamarca, os brasileiros venceram nas duplas por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7/5), 7/5 e 7/6 (7/5), em duelo que durou 3h02 na manhã de sábado (horário de Brasília).
“É sempre um prazer jogar ao lado do Felipe e junto ao time incrível que temos. Fizemos um ótimo trabalho essa semana e não poderia estar mais orgulhoso por esse feito”, comemorou Matos.
Vitórias
Na sexta-feira, o Brasil já havia conquistado duas vitórias nas partidas de simples. Thiago Monteiro bateu o nº 4 do mundo, Holger Rune, e Thiago Wild venceu August Holmgren. No sábado, com o confronto já definido após a vitória brasileira nas duplas, Marcelo Demoliner foi superado por Elmer Møller.
O Time Brasil volta às quadras em fevereiro do ano que vem, valendo vaga para as finais da Copa Davis de 2024. A equipe brasileira conhecerá seu próximo adversário em novembro, quando acontece o sorteio dos confrontos.
A classificação na Dinamarca também quebrou um tabu do Brasil de 24 anos sem vencer um confronto em solo europeu na Copa Davis. A última vez havia acontecido em 1999, contra a Espanha, no saibro de Lérida. A equipe brasileira tinha os catarinenses Gustavo Kuerten e Márcio Carlsson, além de Fernando Meligeni e o atual capitão do Brasil, Jaime Oncins.