ITAJAÍ
Rede Municipal de Itajaí terá primeira eleição para o Grêmio Estudantil
Votação será na terça-feira em 32 escolas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A próxima terça-feira será a data de estreia das eleições para Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Ensino de Itajaí. A votação será das 8h às 17h, nas 32 unidades de ensino que possuem o Ensino Fundamental II - do 6º ao 9º ano. A eleição será também no dia da Mobilização Social pela Educação, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).
Os resultados serão divulgados no mesmo dia, e as chapas vencedoras terão até cinco dias úteis para posse solene. O mandato dos vencedores será de setembro de 2023 até fevereiro de 2025, quando novas eleições serão realizadas.
A inciativa foi uma ideia da própria Secretaria de Educação, por meio de Programas Educacionais – Gestão Compartilhada. O setor acredita que o Grêmio poderá possibilitar condições dos estudantes apresentarem propostas significativas para o ambiente escolar, além de dar voz, e torná-los cidadãos atuantes.
“Cada unidade estimulou, dentro do seu ambiente escolar, esse movimento pré-eleição e a criação de grêmios estudantis. Cada chapa terá uma composição de 14 adolescentes e de um adulto. Estamos muito felizes em ver toda a mobilização nas escolas e perceber que há unidades em que a disputa será bastante acirrada, pois houve a criação de até oito chapas para a disputa”, comentou Rudnéia Schuller, supervisora de Programas Educacionais – Gestão Compartilhada.
Segundo Rudnéia, o objetivo da criação do Grêmio Estudantil é fomentar a escuta, a participação dos estudantes e a sua capacidade de transformação da sociedade, reconhecido também como órgão de apoio à direção escolar.
Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos, que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos dialoguem, criem e fortaleçam ações voltadas para o ambiente escolar.
O Grêmio Estudantil é um espaço coletivo. Todas as ações que um Grêmio realizar, como um festival de música, um jornal, rádio estudantil, mutirões, ou competições, devem envolver a todos os estudantes da escola.