ECONOMIA

Shein confirma produção em SC

Gigante chinesa já tem parcerias mapeadas com dezenas de empresas têxteis do estado para produção pro Brasil e pro exterior

Infraestrutura logística pra escoamento da produção foi ponto forte pra escolha de Santa Catarina (Foto: joao batista)
Infraestrutura logística pra escoamento da produção foi ponto forte pra escolha de Santa Catarina (Foto: joao batista)

A Shein, gigante chinesa do varejo on-line de moda, confirmou que vai produzir peças em Santa Catarina em parceria com empresas têxteis do estado. A produção catarinense será destinada para atender as vendas no Brasil e no mercado externo, principalmente na América Latina e América do Norte.

A oficialização da produção no estado foi feita pela diretora de Relações Exteriores da Shein, Anna Beatriz Lima, em reunião na terça-feira com o governador Jorginho Mello (PL) e secretários ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A oficialização da produção no estado foi feita pela diretora de Relações Exteriores da Shein, Anna Beatriz Lima, em reunião na terça-feira com o governador Jorginho Mello (PL) e secretários estaduais. As tratativas do governo catarinense com a companhia vinham rolando desde abril.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretora da Shein, a produção em Santa Catarina será por meio de parceria com empresas locais. A varejista informou que já tem mapeadas dezenas de fábricas têxteis que permitirão a produção de peças de vestuário.

“A ideia é que a gente consiga construir, dentro do estado, uma forma de apoio para a nossa produção. Recentemente anunciamos que estamos trazendo a produção local para o Brasil. E esse é um dos motivos de vir até Santa Catarina. Queremos ser um terceiro mercado com a parceria das empresas já instaladas”, comentou Anna Beatriz.

No Brasil, a Shein já tem parceria firmada com a Coteminas para produção de roupas na unidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Em Santa Catarina, a Coteminas tem fábrica em Blumenau. Embora ainda sem divulgação oficial, a empresa passa por mudanças internas pra começar a atender a Shein.

“A Shein não vem com a proposta de criar novas indústrias, mas de agregar e ajudar a desenvolver e construir o potencial produtivo existente. Reconhecemos a capacidade produtiva do estado e a vocação têxtil. Até 2026 queremos atingir outros países com a produção catarinense”, completou a representante da companhia chinesa.

A meta da varejista é de que 85% das vendas do grupo nas Américas ocorram a partir da produção brasileira. Para alcançar o objetivo, a empresa anunciou um investimento de R$ 750 milhões no país, prevendo gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos até 2026. O projeto prevê a contratação de 2 mil empresas têxteis e calçadistas do país.

Cadeia produtiva

Para o governador Jorginho Mello, a parceria com a Shein é uma oportunidade de abrir mercados para as micro e pequenas empresas. “Uma empresa com essa envergadura tem condições de fomentar e proporcionar um exponencial de vendas para empresas catarinenses. Vai transformar a cadeia produtiva de Santa Catarina de pequenas e microempresas, tendo a oportunidade de vender para o mundo”, disse.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destacou que a logística de Santa Catarina foi um ponto forte para o avanço das negociações, considerando que a infraestrutura facilita a exportação dos produtos. “O mais importante na leitura da Shein foi a capilaridade que o estado tem da distribuição das empresas têxteis em todo o território catarinense. Isso somado com a questão dos nossos portos, aeroportos e a nossa malha viária”, destacou.

Continua depois da publicidade

Vendas em 165 países

A Shein é uma varejista global on-line de moda que usa uma tecnologia de produção sob demanda, conforme as vendas. O processo permite reduzir o desperdício de estoque e oferecer uma maior variedade de produtos. A companhia alcança clientes em mais de 165 países e tem como principais centros de operação os escritórios de Singapura, da China e dos Estados Unidos.

O modelo de negócios é baseado na produção de pequena escala. A companhia produz somente um pequeno lote de 100 a 200 unidades por produto e mede a resposta do mercado em tempo real, produzindo em maior escala somente os produtos que têm demanda garantida. Atualmente, a empresa trabalha com mais de 6 mil fornecedores, incluindo pequenas empresas que são parceiras na produção.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.52


TV DIARINHO


🏖️ VERÃO E VIROSES | Com mais gente na cidade, casos aumentam, mas autoridades dizem que não há surto ...



Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Blogs

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Espaço Saúde

O sedentarismo oculto: por que ficar muito tempo sentado adoece mesmo quem “se exercita”

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

Blog do JC

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

 Topografia da Ausência

VersoLuz

 Topografia da Ausência



Diz aí

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.