“Nazaré Brasileira”
Litoral catarinense vai ter mundial de surfe em 2024
Ondas da Laje da Jagua chegam até 20 metros e atraem surfistas do mundo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Jaguaruna, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes no litoral sul de Santa Catarina, vai sediar o circuito mundial de surfe “Gigantes de Nazaré” entre abril e junho de 2024. Também conhecida como “Nazaré Brasileira”, a praia Laje da Jagua registra ondas de até 20 metros de altura.
O evento promete receber surfistas de vários países e ser uma das etapas mais emocionantes do ano, com uma das maiores premiações já vistas no surfe mundial de ondas grandes. Segundo Marcelo Magalhães e Diogo Feliciano, responsáveis pelo “Gigantes de Nazaré”, junto aos “Jagua Boys”, o evento trará visibilidade para Santa Catarina e vai estimular o desenvolvimento do esporte no país.
A escolha do local foi feita em uma reunião entre o governador Jorginho Mello (PL), a secretária-adjunta de Turismo, Catiane Seif, o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, os Gigantes de Nazaré e Big Waves Brasil. “Quando o estado atrai eventos desta relevância, os ganhos são positivos e projetam o estado para investidores e turistas de várias partes do mundo”, aponta o governador.
Além do esporte, os setores de hospedagem, alimentação, transporte e comércio em geral devem ser impulsionados pelo evento, de acordo com a secretaria de Estado do Turismo. Também é um passo importante para tornar SC um local de referência para o surfe internacional e mostrar as belezas do litoral catarinense para o mundo.
Capital nacional da maior onda do Brasil
O pequeno município que fica perto da divisa com o Rio Grande do Sul foi oficializado em maio como Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. Isso após a comprovação por estudos científicos feitos por um oceanógrafo especializado e custeados pela prefeitura de Jaguaruna.
A formação das ondas gigantes na cidade acontece por conta de uma bancada de pedras que fica a cerca de 5 km da costa, aliada à ondulação e à profundidade do mar. Na opinião de diversos atletas profissionais, a Laje da Jagua chega a ser comparada à Praia de Nazaré, em Portugal, e é o melhor lugar no Brasil para surfar ondas gigantes.