BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Emasa anuncia melhorias na estação de tratamento de esgoto
Unidade ganhou novos trituradores e trabalha na construção de novo decantador
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Emasa faz nesta semana a instalação de três novos trituradores na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú. Segundo a empresa, os equipamentos devem entrar em operação nos próximos dias.
Os novos trituradores devem impedir que materiais como estopa, lenço umedecido, cabelo e fiapos deixem as bombas e demais equipamentos entupidos. Assim, a manutenção também é reduzida, permitindo mais eficiência.
"Estes trituradores são equipamentos complementares que antecedem a Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que tem o objetivo de comprimir o lodo, retirando a água deste material antes do envio ao aterro sanitário", explica o diretor técnico da Emasa, Alexandre Motta.
Outro equipamento importante que deve tornar a ETE mais eficaz é o novo decantador. Ele está sendo construído e já tem a estrutura de ferro totalmente instalada.
A concretagem da laje de fundo está prevista para este sábado, com 1250 toneladas de concreto para chegar à espessura de 40 cm. O novo decantador serve para melhorar o tratamento do esgoto na estação, que hoje opera com somente 65% de eficiência.
“Além deste novo decantador, que deverá ficar pronto ainda este ano, estamos com estudos para a recuperação do decantador número 3, que apresentou problemas estruturais. Com estas obras prontas, teremos quatro decantadores em operação na ETE", acrescenta Motta.