BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Emasa anuncia melhorias na estação de tratamento de esgoto
Unidade ganhou novos trituradores e trabalha na construção de novo decantador
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





A Emasa faz nesta semana a instalação de três novos trituradores na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú. Segundo a empresa, os equipamentos devem entrar em operação nos próximos dias.
Os novos trituradores devem impedir que materiais como estopa, lenço umedecido, cabelo e fiapos deixem as bombas e demais equipamentos entupidos. Assim, a manutenção também é reduzida, permitindo mais eficiência.
Continua depois da publicidade
"Estes trituradores são equipamentos complementares que antecedem a Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que tem o objetivo de comprimir o lodo, retirando a água deste material antes do envio ao aterro sanitário", explica o diretor técnico da Emasa, Alexandre Motta.
Outro equipamento importante que deve tornar a ETE mais eficaz é o novo decantador. Ele está sendo construído e já tem a estrutura de ferro totalmente instalada.
A concretagem da laje de fundo está prevista para este sábado, com 1250 toneladas de concreto para chegar à espessura de 40 cm. O novo decantador serve para melhorar o tratamento do esgoto na estação, que hoje opera com somente 65% de eficiência.
“Além deste novo decantador, que deverá ficar pronto ainda este ano, estamos com estudos para a recuperação do decantador número 3, que apresentou problemas estruturais. Com estas obras prontas, teremos quatro decantadores em operação na ETE", acrescenta Motta.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.