Retomada
Japão voltará a importar carne de frango de SC
País suspendeu a restrição de compra porque o estado está livre da gripe aviária
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Japão retirou o embargo sobre a importação de carne de frango catarinense, suspendendo medida que estava valendo desde 17 de julho. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo governador Jorginho Mello (PL). Segundo ele, o governo japonês considerou que o embargo não era aplicável ao estado, pois Santa Catarina está livre da gripe aviária.
A suspensão da compra de aves e derivados do produto pelo Japão havia sido adotada após a descoberta de um caso de gripe aviária identificado em uma ave de fundo de quintal em Maracajá, no sul do estado. Apesar da notificação e outro registro da doença em uma ave silvestre, Santa Catarina não tem casos em criadouros pra produção comercial.
“Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador. Em julho, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina, onde o embargo entrou em discussão pra ser revisto, diante das medidas sanitárias adotadas pelo estado de proteção ao setor avícola.
“O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária”, comentou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.
No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.