A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou em outubro mais dois casos de gripe aviária, um em Barra Velha e outro em Barra do Sul. O vírus influenza foi identificado em aves silvestres conforme laudos do dia 6 de outubro.
Em Barra Velha, a Vigilância Epidemiológica do município recebeu a confirmação na semana passada. A ave infectada era da espécie trinta-réis-de-bando, encontrada no bairro Itajuba. O animal ...
Em Barra Velha, a Vigilância Epidemiológica do município recebeu a confirmação na semana passada. A ave infectada era da espécie trinta-réis-de-bando, encontrada no bairro Itajuba. O animal, que tinha sido capturado por moradores, foi sacrificado, conforme prevê o protocolo sanitário.
O grupo de oito pessoas foi monitorado por 10 dias após o contato com o animal durante o processo de investigação. Nenhuma das pessoas apresentou sinais da doença, sendo todos liberados. Em Barra do Sul, a confirmação foi em uma ave da espécie trinta-réis-de-bico-vermelho, encontrado na Salinas.
Santa Catarina já registrou 15 casos de gripe aviária, nenhum deles em aves de granjas comerciais, o que garante a segurança sanitária no setor. Foram 14 casos em aves silvestres e um caso em ave de subsistência. A Cidasc tem, ainda, um caso com investigação em andamento. No Brasil, são 127 casos confirmados, nenhum em aves comerciais.
Fiscalização
Os casos confirmados em Santa Catarina envolvem 11 cidades do litoral: Penha e São Francisco do Sul têm três registros cada. Barra do Sul, Barra Velha, Imbituba, Itapema, Itapoá, Joinville, Laguna, Maracajá e Navegantes têm um caso cada.
Qualquer cidadão ou profissional de saúde animal pode comunicar casos suspeitos da doença aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal.
Qualquer cidadão ou profissional de saúde animal pode comunicar casos suspeitos da doença aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal. O aviso pode ser nas unidades veterinárias da Cidasc, pelo 0800 643 9300 ou ainda pelo link https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action.