ITAJAÍ
Vai longe: Vereadores começam a debater processo de cassação
Discussão começou após três horas de leitura da denúncia e de relatório da comissão processante
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A sessão de julgamento do processo de cassação do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), e do vice-prefeito, Marcelo Sodré (PDT), começou a debater o relatório final da comissão processante por volta das 20h30 desta quinta-feira. Nas primeiras três horas da sessão, houve apenas a leitura na íntegra da denúncia e do relatório, além de documentos relacionados ao processo.
O vereador Rubens Angioletti (PL) foi o primeiro a se manifestar, seguido de Adriano Klawa (sem partido) e Beto Cunha (PSDB), que são contra o parecer do relatório, que indica o arquivamento do caso, e são favoráveis ao afastamento do prefeito e do vice-prefeito. Ao longo da noite, cada parlamentar tem até 15 minutos pra falar sobre o processo.
Após o debate, haverá a defesa dos denunciados. A primeira será do vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT), feita pela advogada Karla Sodré e Augusto Machado, que terá até duas horas pra manifestação. Depois da exposição, os vereadores farão a votação de cada uma das quatro infrações político-administrativas da denúncia.
O procedimento vai se repetir em relação ao prefeito Volnei Morastoni, com duas horas pra defesa e votação das infrações pelos vereadores. O prefeito é acusado de ter recebido indevidamente o salário integral durante o período de licença-saúde, de 60 dias, entre outubro e novembro de 2022, mesmo com o vice-prefeito no exercício do cargo. A denúncia pede a cassação dos dois mandatos.