Turismo
Quiosque do Morro da Cruz deve ser entregue até outubro
Prefeitura diz que trabalhos seguem no cronograma mesmo faltando apenas dois meses para a entrega anunciada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
As obras do novo quiosque gastronômico e turístico do Morro da Cruz, em Itajaí, sofreram paralisações, mas a prefeitura manteve a previsão de entrega: outubro de 2023. Há denúncias de que o trabalho está empacado, o que poderia comprometer a conclusão da obra.
A nova estrutura faz parte do projeto de revitalização turística do topo do morro, que prevê também um novo mirante de contemplação. A construção do quiosque iniciou no final de 2022. O prédio de dois pavimentos ocupa uma parte do estacionamento e vai abrigar lanchonete, cafeteria, loja de conveniência, ponto de informações turísticas e banheiros.
No lado externo, terá área de convivência, parquinho infantil e nova iluminação. Serão mais de 300 metros quadrados de área revitalizada, com investimento de quase R$ 613 mil. A parte estrutural já foi erguida, com serviços em andamento com reboco e instalações. De acordo com a Secretaria de Turismo, a execução do projeto está dentro do cronograma, com previsão de conclusão em 30 de outubro.
A pasta esclareceu que o trabalho teve uma paralisação devido à etapa de concretagem, mas o serviço foi retomado e está em andamento. O projeto tem o objetivo de ampliar a visitação de turistas e moradores, aproveitando o potencial turístico do local. Depois de concluído, o quiosque terá gestão terceirizada. A empresa contratada tocará as operações e ficará responsável pela manutenção.
Novos atrativos no espaço eram uma reivindicação de visitantes, que também cobram mais limpeza e segurança. Nesta terça-feira, a Secretaria de Obras programa vistoriar e fazer reparos na estrutura da cruz, símbolo do local, e que está sem as proteções laterais e com lâmpadas faltando. Não se sabe se a situação tenha sido por vandalismo ou pelo vento. O ponto turístico já sofreu com depredações e em 2017 chegou a ser queimado.
Novo mirante ocupará lugar de deque
Outro projeto ligado à revitalização do Morro da Cruz é o mirante de contemplação que será feito no lugar do deque de madeira. A área de 800 m² será refeita, com uma nova estrutura posicionada pra uma vista melhor da cidade e do mar.
A prefeitura já contratou o projeto e prevê lançar em seguida a licitação da obra. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que o projeto será entregue pela empresa até o final deste ano e então o município estará pronto para licitar a construção.
A cobrança pela revitalização do mirante é feita por visitantes. A atual estrutura tem madeiras soltas, desgastadas e detonadas pela ação do tempo e também por vandalismo. Apesar de reparos pontuais, a última grande reforma foi em 2014, com reconstrução de vigas e a troca de todas as madeiras.