BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Mães protestam contra “despejo” de sede no Pontal Norte

Alunas e voluntárias criticam que desocupação não foi discutida

Mães, alunas e voluntárias criticam que desocupação aconteça "em cima da hora"
(Foto: Divulgação)
Mães, alunas e voluntárias criticam que desocupação aconteça "em cima da hora" (Foto: Divulgação)

Voluntários e integrantes do Clube de Mães que ocupa o térreo do prédio da Academia Municipal do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, fizeram um protesto nesta quinta-feira contra a “ordem de despejo” da prefeitura. No local, a União das Associações dos Clubes de Mães toca a loja de artesanatos, além de ofertar oficinas e cursos gratuitos com professores voluntários.

A entidade já foi notificada pra desocupar o espaço, em cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público sobre a regularização do uso de espaços públicos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A entidade já foi notificada pra desocupar o espaço, em cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público sobre a regularização do uso de espaços públicos. Pela cessão da sala, o prazo seria em 1º de setembro, mas as mães disseram que foram surpreendidas com solicitação de que já teriam de sair neste mês, o que provocou revolta.

Continua depois da publicidade

Em comunicado na semana passada, o Clube de Mães Barra Norte, que usa a sala para cursos, avisava que se mudaria para novo espaço cedido junto ao Cras do bairro das Nações, na rua Itália. No Pontal Norte, o grupo atua há 11 anos. Já a loja funciona desde 2014, tocada pela união dos clubes. A ocupação tem base numa cessão de uso dada pelo município.

Acordo com o MP de 2018, diz que a prefeitura não pode permitir o uso de espaços públicos por entidades privadas sem o processo licitatório. O clube informou ter ciência de que um dia teria que sair, mas contava com o prazo pra mudar de endereço. A notificação de 4 de julho deu 40 dias pra desocupação.

Alunas do clube se mobilizaram contra o despejo, relatando que não houve conversa do município com as associadas. Também há queixas de que o novo endereço ficaria longe. Lideranças comunitárias e vereadores foram chamados pro protesto. A aposentada Vera Notari chama de "falta de respeito" e critica a prefeitura por não ter projeto para o futuro do local.

Nova Atlântica

O termo de cessão diz que a prefeitura pode requerer a qualquer momento o espaço, mas dando um tempo de 90 dias para que o clube de mães saia. “Só que não fizeram isso, e a notificação dizia 40 dias. Aí começamos a batalhar pra ver a real situação dessa notificação. Fomos procurar os nossos direitos e pedimos mais tempo”, disse Vera.

O grupo agora quer uma reunião com o MP, prefeito, procuradoria e vereadores pra uma solução. O prefeito Fabrício Oliveira (PL) respondeu que sempre foi solidário às entidades. Ele disse não se recordar de ter algum pedido de agenda do clube de mães, mas se colocou à disposição para o encontro. O município promete garantir um espaço para a entidade.

“O fato é que os espaços públicos precisam ter regramento. E é claro que há situações diferentes umas das outras, mas a gente precisa pensar o bem comum das pessoas, o acesso, o espaço. Então, nem vai ficar desassistida a orientação do MP, como também o clube das mães não ficará desassistido”, afirma.

A desocupação do espaço tem a ver com o projeto de revitalização da avenida Atlântica. A própria Academia Municipal sairá do prédio.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

juarez rezende araujo

25/08/2023 19:44

Prefeito abraço de Tamanduá no professor,quer tambem dar um abraço da morte no club das Mães.VERGONHA!

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


A magia do Natal tomou conta de Balneário Camboriú na noite deste sábado com a abertura oficial do Viva ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

Nossas igrejas fizeram aniversário

Blog do Magru

Nossas igrejas fizeram aniversário

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.