BRASIL
Pai e filho morrem em queda de avião
Menino, de 11 anos, chegou a ser gravado pilotando avião
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um vídeo tem circulado nas redes sociais mostrando um garoto de 11 anos pilotando um avião bimotor. O menino, Francisco Veronezi Maia, morreu no último sábado após a aeronave cair em uma área de mata fechada em Rondônia. O pai, que era um pecuarista famoso, Garon Maia Filho, também morreu no acidente.
No vídeo, Francisco aparece pilotando um avião modelo Beechcraft Baron 58. O vídeo é feito por um homem que seria um piloto profissional. Ele aparece no banco do copiloto bebendo cerveja e instruindo o garoto. A identidade do rapaz que aparece com a criança no vídeo também não foi revelada.
O homem instrui a criança: “peraí, tudo pronto? Nada na frente, tá ok. Vamos lá, 600 cavalos, pode empurrar. 600, Kikão, vai. Nossa senhora. Mão na manete, mão na manete. Fica com a mão aí e olha a velocidade”. Em determinado momento, o homem vira a câmera pra si e pergunta à criança: “o passageiro pode tomar uma, né Kiko?”, e bebe um gole da cerveja.
O homem do vídeo seria um piloto credenciado pela Anac para o voo. Pela legislação brasileira, para pilotar um avião é obrigatório ter mais de 18 anos, ensino médio completo e um cadastro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Acidente fatal
A mesma aeronave que aparece no vídeo caiu no último sábado em uma área de mata fechada em Vilhena. Os corpos de Garon Maia Filho, de 42 anos, e do filho Francisco, de 11, foram encontrados junto aos destroços do avião.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião bateu contra as árvores perto de um local conhecido como Cachoeira das Cavernas. O acidente aconteceu cerca de oito minutos depois do avião decolar do aeroporto de Vilhena rumo a uma fazenda em Comodoro, no Mato Grosso. Os corpos de pai e filho foram velados em Campo Grande, com sepultamento nesta terça.
Invesstigação
O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é o responsável por apurar as causas do acidente. Segundo a Anac, o Beechcraft Baron G58 foi fabricado em 2011. A aeronave tinha permissão para transportar até cinco passageiros e autorização para voos noturnos.
Despedida
Os corpos de pai e filho, após liberação do IML, foram levados de Rondônia para o Mato Grosso do Sul na noite de domingo. Os dois serão velados e sepultados em Campo Grande, na capital. O velório estava previsto para começar na tarde desta segunda-feira. O sepultamento deve ocorrer nesta terça.
Avião bate asa no chão ao tentar pousar em Santa Catarina
Uma corrente de vento dificultou o pouso de um avião monomotor em Videira no sábado. Câmeras de segurança registraram quando a aeronave balançou com a ventania e colidiu a asa no chão ao tentar pousar.
O monomotor se aproximou da pista de pouso do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni e acabou batendo com a asa esquerda no chão. Em seguida, o piloto acelerou e arremeteu. Numa nova tentativa, ele conseguiu aterrissar com segurança.
De acordo com a prefeitura de Videira, uma rajada de vento foi o que provocou o acidente e desestabilizou a trajetória da aeronave.
A prefeitura confirmou que o vídeo é real. Segundo o Conselho Aeroportuário de Videira, o piloto precisou arremeter por causa da instabilidade no pouso.
No final, o avião conseguiu pousar em segurança e ninguém ficou ferido.