"Balneário Camboriú nos proporciona segurança e conforto”
Empresária e irmã de Cristiano Ronaldo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A FG Empreendimentos surpreendeu o mercado imobiliário no último domingo ao estrear um comercial com a família Aveiro, do craque português Cristiano Ronaldo. O “namoro“ entre os Aveiros e os Graciolas, fundadores da FG, de Balneário Camboriú, iniciou em 2021, mas “deu match” somente neste mês de julho. Atualmente, Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo, com rendimentos que chegam a R$ 683 milhões. Na última semana, o craque também se tornou a celebridade mais bem paga por um post nas redes sociais: R$ 11 milhões. Embora CR7 seja a grande atração da campanha, quem está à frente das relações de negócios é a irmã Kátia Aveiro. Nesta entrevista à jornalista Franciele Marcon, ela falou sobre a escolha da família por BC. O bate-papo ocorreu no One Tower, na Barra Sul, um dos endereços da família Aveiro no litoral catarinense. Kátia não deu detalhes dos projetos que pretende trazer para solo catarinense, mas garantiu que trabalhará muito para divulgar a marca FG e estuda o mercado para concretizar investimentos em BC. Ela também adiantou que o irmão Cristiano virá a Balneário Camboriú, mas ainda sem data anunciada. Apaixonada por música, ela revelou sua preferência entre os cantores brasileiros e falou do conforto e da tranquilidade que sente ao caminhar em Balneário Camboriú. As imagens são de Fabrício Pitella. A entrevista, em texto e vídeo, você confere no portal DIARINHO.net e em nossas redes sociais.
DIARINHO – Como começou a amizade entre as famílias Aveiro e Graciola?
Katia: Começou há três anos, um pouco mais. Ainda em Gramado (RS), porque eu tenho residência em Gramado. Eu tinha o restaurante, o Casa Velha, e nós iniciamos um contato. Surgiu a possibilidade de eu vir conhecer Balneário. Eles propuseram. Uma cidade segura, superevoluída, enfim, bem atualizada. Quando eu vim, eu fiquei bem surpreendida. Não só os empreendimentos que a FG tem, mas a cidade em si. A evolução, a segurança, a beleza. De lá para cá o contato foi cada vez mais próximo. Hoje a gente é parceiro de negócios.
DIARINHO - O que mais chamou a atenção quando chegou aqui no nosso litoral?
Kátia: Várias coisas. Uma delas foi a energia boa que a gente sente na orla. Essa é a zona que eu mais frequento. Eu fui passear durante alguns dias com a minha mãe, com a minha irmã, no centro de Balneário, e foi tão agradável. No sentido de que nós estamos bem, superconfortáveis, sem qualquer preocupação. A gente não está no nosso país. Eu partilho até muitas vezes com Portugal, principalmente, que as pessoas têm sempre a tendência de dizer “ah, Brasil é seguro? Tu andas na rua?”. Balneário nos proporciona essa segurança e esse conforto. A segurança é muito boa. Toda a infraestrutura que existe, no geral, nos deixa confortável. Acho que é uma boa escolha.
DIARINHO – Há meses comentava-se que CR7 ia comprar uma das coberturas mais exclusivas do país num dos empreendimentos da FG. Esse fim de semana foi divulgada uma parceria comercial que anunciou que Cristiano Ronaldo terá endereço em Balneário Camboriú. É uma jogada comercial ou de fato vamos ter CR7 desfrutando BC?
Katia: Eu insisti várias vezes com ele sobre isso. Eu já trouxe a minha mãe, já trouxe a minha irmã e mais alguns membros da família. Óbvio que eu quero muito que todos os meus irmãos, nós somos quatro, partilhem tudo isso que está a acontecer, todo este projeto. Na verdade, eu estou na frente, mas eles fazem parte. O apoio do Cristiano é muito importante para mim. Eu regularmente falo para ele: “vamos nos organizar, vamos visitar Balneário”. Ele, na verdade, já tem muita informação sobre Balneário. Ele tem colegas brasileiros e sabe como Balneário é. E quando realmente eu partilhei com o Ronaldo sobre o projeto, sobre a ideia de virmos para cá, ele disse: “sim, já me falaram”. A informação ele já tem. Agora resta arrumar tempo para vir. Mas vai acontecer, uma hora vai, quando as coisas acalmarem um pouco mais.
"O apoio do Cristiano é muito importante para mim”
DIARINHO – Você hoje, então, já tem um endereço fixo aqui na cidade?
Katia: Já estou trabalhando para isso. O meu marido é do Rio Grande do Sul, de Gramado. É uma cidade também muito calma, muito segura. Não tem praia, então Balneário ganha essa vantagem. E quem me conhece sabe que eu sou muito apaixonada pelo mar. Só olhar para o mar para mim já traz uma energia boa. Eu venho de uma ilha, nasci numa ilha rodeada por mar. Balneário traz um pouco dessas memórias afetivas. Mas eu costumo dizer que sou uma mulher do mundo. Tenho residência em Gramado, sou muito feliz lá. Mas gosto de viajar, gosto de lugares que me tragam coisas boas. Ter “adotado” Balneário para que também seja uma segunda casa foi a cereja do bolo, porque eu preciso de vez em quando ir para um lugar onde eu me sinta familiarizada. Balneário felizmente tem isso. E é um projeto que também me engrandece como empreendedora, como empresária. Eu junto as duas coisas. Tanto tudo aquilo que Balneário traz em termos de familiaridades, sentir o mar, sentir a energia que caracteriza. Depois é a parte de negócio que é bom, a gente se sentir útil e fazer algo que nos realiza.
DIARINHO – No ano passado você fez uma postagem na rede social informando que lançaria um “megaprojeto” em BC. Já tem definição e já pode nos dizer quando inicia este projeto?
Katia: É muito importante isso, realmente. É um projeto muito bom. Porque envolve um pouco, um pouco não, muito, o nome da família. E minha família é o que eu tenho de mais precioso na vida. A família Aveiro que é o sobrenome do meu pai, que infelizmente não está mais entre nós. E o fato de que eu era artista, era e ainda me considero artista. Eu era cantora. Mas a minha carreira parou de forma natural. Depois, veio a pandemia, a gente deixou de viajar tanto. Inclusive de fazer projetos. Eu sentia muito essa falta de me envolver em algo que me realizasse e que me mantivesse ocupada. E que realmente quando eu chegasse ao fim do dia dizer “tô realizada”. Esse projeto, quando surgiu a ideia de investirmos em Balneário e criarmos uma aliança com uma grande empresa, que é a FG, trouxe um pouco de ânimo. E eu senti toda essa energia positiva também a nível pessoal. Eu juntei, na verdade, as duas coisas. A parte empresarial, porque isso me preenche também, me deixa ocupada. E depois é a parte pessoal que também me faz sentir confortável e partilhar isso também com a minha família; eles ficam orgulhosos. Que assim seja... [Quais as ações que fazem parte deste projeto?] Na verdade, eu ainda estou no início da campanha. Eu sei que nos próximos tempos existe muito trabalho, muito compromisso. Isso é o mais certo que eu tenho. Inclusive, essa garantia que eu dou para a família Graciola e também para a minha, família Aveiro, vamos fazer o trabalho e vamos fazer bem feito. Óbvio que eu vou fazer muita coisa, vou tentar trabalhar o melhor possível. Tanto para mim, a nível pessoal, como profissional. Então há um caminho a percorrer. Mas positivo, bom, ocupacional. E tá tudo certo. [E essa tua vinda para Balneário deixa um pouquinho de ciúmes no pessoal de Gramado?] Eu acho que não. É como Portugal, tanta gente diz assim “ah, tu foi para aí, deixou o teu país...”. E vou lá muitas vezes, e quando vou desfruto muito, vivo intensamente com a minha família, com os meus amigos, nos lugares que eu vou. Isso vai acontecer onde eu tenha raízes, que no caso será também Balneário. Vai acontecer um pouco também com Balneário, com Gramado e com Portugal. O importante é a gente ter vontade de fazer as coisas. De fazer com verdade e com energia boa. Eu acho que vai acontecer um pouco em todas as cidades que eu tô criando raízes.
"Ter adotado Balneário para que seja uma segunda casa foi a cereja do bolo”
DIARINHO – Katia, você tem sido vista com celebridades, artistas. Como está o seu entrosamento com o Brasil? Qual a diferença daqui para Portugal?
Katia: Eu não consigo ser bem específica ao falar sobre isso. Até porque nos últimos tempos eu tive uma vida um pouco pacata. Evitei ao máximo ir para a televisão. Porque, se eu fosse para a televisão quando não estou a exercer um projeto ou um trabalho discográfico, que era o que eu fazia antes, o que eu vou falar? Sobre a minha vida pessoal? Eu achava que isso não tinha sentido. Todos esses relacionamentos que vem através da exposição houve uma pausa. Mas por opção minha. A maior celebridade que eu convivo é o Cristiano Ronaldo, que é inevitável, é meu irmão. Então todas as outras pessoas que fizeram parte da minha vida ou que cruzaram a minha vida nesses últimos tempos, realmente não houve grandes encontros, mas por opção minha, porque eu estava mais resguardada. [A gente viu umas fotos suas com a Adriane Galisteu, alguns cantores brasileiros...] Sim, a Adriane. A Adriane é conhecida do Adriano Gato [empresário de celebridades que mora em BC] que foi também quem fez a ponte entre nós, me apresentou à família Graciola. O Adriano também trabalha com celebridades. E ele disse “ah, eu conheço a Adriane Galisteu, é uma pessoa espetacular, tem uma energia boa, vais gostar. Ela é muito parecida com tua energia. Também é uma pessoa bem discreta”. Esse encontro realmente foi bem agradável e uma surpresa bem boa.
"A maior celebridade que eu convivo é o Cristiano Ronaldo, é inevitável, é meu irmão”
DIARINHO – CR7 mudou de clube recentemente para o [Al-Nassr Football Club]. Como está essa adaptação em uma nova cidade? Ele já tem uma data pra curtir férias?
Katia: Naquilo que eu vi, que ele fala, eu o vejo muito feliz. Eu tive a oportunidade de ir lá há dois meses. Fiquei surpreendida positivamente. Acho que toda a campanha que é feita em torno deles é um pouco excessiva. Não estou a falar só porque eu sou irmã do Cristiano e tenho regalias. Não! Até porque eu andei em muitos lugares que ninguém sabia quem era a minha família. Eu senti que é um país [Arábia Saudita] até agradável, que não é tudo aquilo que as pessoas pintam. É uma cultura, sim, diferente da nossa e que a gente tem que respeitar. Assim como eles quando vem pra cá tem que respeitar tudo aquilo que acontece aqui. Mas me surpreendi. Gostei. É um país desenvolvido. Vi pessoas felizes, mulheres. Mulheres com véu felizes, mulheres sem véu felizes. Vi mulheres a dirigir, escutar música. Eu fiquei bem surpreendida. Achava que ia me assustar com a realidade e não. O meu irmão acho que também se influenciou um pouco quando chegou lá e viu. Eu o sinto confortável, o sinto feliz. E acho que na verdade é isso que importa.
DIARINHO – Georgina e os filhos de Cristiano também devem vir conhecer a região?
Katia: Claro! Quando acontecer essa possibilidade, óbvio que ele vem com a esposa, a Georgina. Vem com ela e com os filhos. Acredito que eles vão gostar muito. Até porque isto aqui tem muito dele, que eu identifico e acho que ele também. É óbvio que vem a tropa toda.
"Cristiano é uma inspiração para mim, para quem o segue, para quem o acompanha desde o início”
DIARINHO – Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Navegantes têm craques de futebol e celebridades investindo em imóveis. Qual a maior atração do nosso litoral?
Katia: As condições que existem aqui, seja o ambiente em si, a praia, a areia, agora a orla está muito mais alargada do que era antes. Eu acho que todos esses requisitos. Cidade segura, bons restaurantes, há muita qualidade de vida aqui. Acho que o que eles pensam é o que eu penso também.
Toda a infraestrutura que existe nos deixa confortável em BC”
DIARINHO – Você tinha uma carreira de cantora. Quem era sua inspiração brasileira na música?
Katia: Eu tenho muitas referências. Aliás, eu escuto música brasileira há muitos anos. As pessoas acham que eu comecei a escutar quando eu vim morar para o Brasil, mas não é verdade. Eu sou muito apreciadora da cultura da música brasileira, principalmente sertaneja. Era apaixonada pela Marília Mendonça. Mas gosto, nossa, Gusttavo Lima, Maiara e Maraisa, Zezé de Camargo e Luciano, Bruno e Marrone. Eu gosto de vários. A música sertaneja em si eu aprecio muito. É difícil sublinhar só um, na verdade.
DIARINHO – As pessoas veem o sucesso CR7, todas as conquistas dele, mas as vezes esquecem da entrega até chegar nesses resultados. Como irmã, tu vê todo esse esforço que ele fez para conquistar o que conquistou?
Katia: Claro, acho que ninguém fica indiferente. Ele é uma inspiração para mim, para quem o segue, para quem o acompanha desde o início da carreira. Tudo o que ele tem hoje é realmente de esforço, dedicação e muito trabalho. Muita luta também. [Teve muita data festiva que ele esteve longe da família por conta da carreira?] Sim, isso é óbvio. As pessoas já sabem. Não é novidade nenhuma. Principalmente que é muito ocupado. Se não está no time em que joga, está na seleção do país, depois campanhas publicitárias. Privou-se de muita coisa, mas é assim a vida, é a escolha. Foi uma escolha que ele fez. [E ele sempre foi assim focado e determinado desde criança?] É assim, eu não vou dar nenhuma novidade porque eu até evito muito falar sobre essa parte dele, do progresso dele, da escolha, do esforço. Porque isso é público, as pessoas todas sabem quem é o Cristiano. Eu nem preciso te falar sobre o esforço. Eu tento sempre evitar porque, às vezes, as pessoas vem me fazer perguntas e tipo assim, tem que ser ele a responder. Mas, na verdade, essas questões todas já tem todas as respostas, toda a gente sabe. Ele tem 38 anos. Chegou aqui realmente com muito esforço, com muita dedicação desde criança, desde o início da carreira dele. Essa informação é bem recorrente e isso inspira, realmente, gerações. Eu só tenho que estar orgulhosa dele. Sobretudo, aquilo que ele conquistou, que é realmente o ponto mais forte, é realmente o orgulho pela dedicação e trabalho.
“Ele é uma inspiração para mim, para quem o segue, para quem o acompanha desde o início da carreira. Tudo o que ele tem hoje é realmente do esforço, dedicação e muito trabalho”
DIARINHO – Qual a grande jogada do Cristiano Ronaldo você não esquece?
Katia: Tenho tantas memórias boas, tenho recordações maravilhosas ao longo da carreira dele que é difícil sublinhar só uma. Emocionei-me muitas vezes. Eu e minha família. É muita coisa boa que ele nos proporcionou ao longo da carreira dele, que não tem a ver com a parte monetária, mas sim sentimental. Isso marcou. Em todos os anos haviam surpresas incríveis que é difícil a gente identificar uma só. Foram só coisas boas...
DIARINHO – Qual o conselho que você daria para os jovens que querem ser profissionais do futebol?
Katia: O conselho que eu dou, um dos pensamentos principais que acho que as pessoas tem que ter, claro, é que sem esforço não se chega lá. Achar que vai chegar ali “ah, vou ser o melhor, vou ganhar logo assim de cara”. Não! É sacrifício, é pedra no caminho, é obstáculo, é luta, é acordar cedo. É jogar na chuva, jogar no frio, é estar longe dos seus, é morar longe dos seus, com culturas diferentes. E luta, luta que não pode desistir. Se desistir, não vale a pena.
Raio X
NOME: Liliana Cátia dos Santos Aveiro, conhecida como Kátia Aveiro
NATURAL: Poço das Antas, Madeira, Portugal IDADE: 45 anos
ESTADO CIVIL: casada
FILHOS: três
FORMAÇÃO: Turismo e Hotelaria
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: empresária, cantora com quatro discos gravados, ao lado da irmã Elma representa as lojas CR7 com produtos de Cristiano Ronaldo, contratada pela FG Empreendimentos
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.