A votação está marcada para o dia 3 de setembro e ocorre devido ao devido à cassação do ex-prefeito Ari Vequi (MDB) e do ex-vice-prefeito Gilmar Doerner (Republicanos, à época cassação), por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Entre os candidatos, dois são resultado de um racha da chapa que foi cassada. O partido de Ari Vechi apoiou a candidatura de William Molina, ex-secretário municipal, que tem como vice o médico e ex-secretário, Osvaldo de Souza (Podemos). Já o DC, sigla de Gilmar Doerner quando eleito, lançou o nome do presidente da Câmara, André Vechi, que assumiu temporariamente o comando da prefeitura e agora briga pra continuar no comando.
Vechi, que não é parente do ex-prefeito, conta com apoio do governador Jorginho Mello (PL) e tem na chapa o vice Deco Batisti (PL), devendo atrair votos de eleitores bolsonaristas. Ele também tem base junto ao Republicanos, sigla com quatro vereadores no Legislativo e casa do ex-vice Gilmar Doerner, que pediu desfiliação do partido neste mês após a disputa interna de candidatos.
Junto com PSB e PV, o PT é autor da ação que resultou na cassação do prefeito e vice. Ex-prefeito de Brusque e ex-deputado estadual, o candidato petista, Paulo Eccel, ficou na segunda colocação nas eleições em 2020, com 19% dos votos, ante 40% de Ari Vequi, em disputa entre seis candidatos. Eccel tem como vice a enfermeira Dida Mafra (PSDB) e deixou o cargo na superintendência estadual do Ministério do Trabalho pra campanha eleitoral.
Completam as candidaturas em Brusque a chapa do vereador e ex-presidente do PP, Alessandro Simas, que tem como vice o presidente do Brusque Futebol Clube, Danilo Rezini (PP). Nas eleições de 2020, o Progressistas não teve candidato próprio, apoiando Ciro Roza (Podemos), que foi o 3º mais votado. O primeiro debate entre os candidatos rolou na quarta, com ausência de Paulo Eccel. O próximo será em 10 de agosto.
Campanha
O prazo de campanha vai até 31 de agosto. Durante o período, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) julgará o registro de candidaturas. Estarão aptos a votar na eleição os eleitores que, até o dia 5 de abril, tenham pedido o título eleitoral, alterado dados cadastrais ou solicitado transferência de domicílio eleitoral para Brusque. A diplomação dos eleitos será em 21 de setembro.
Candidatos
Chapa: Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade!
Prefeito: Andre Vechi (DC)
Vice: Deco Batisti (PL)
Chapa: A Resposta do Povo
Prefeito: William Molina (MDB)
Vice: Osvaldo Quino de Souza (Podemos)
Chapa: De Coração Aberto, Brusque!
Prefeito: Paulo Eccel (PT)
Vice: Dida Mafra (PSDB)
Chapa: Unidos Pelo Povo, Comprometidos Por Brusque!
Prefeito: Alessandro Simas (PP)
Vice: Danilo Rezini (PP)