Cidadania
Vereadores mirins de Itajaí pedem psicólogos nas escolas contra bullying
Medida ajudaria a desafogar o sistema público de saúde, defende estudante
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Câmara de Vereadores Mirim de Itajaí está com as atividades a todo vapor. Os jovens parlamentares assinaram um requerimento na última semana com um pedido à prefeitura para que as escolas do município tenham psicólogos.
A vereadora mirim Ana Clara Xavier Lorenzi, aluna da escola básica Maria do Carmo Vieira, na localidade Baía, no interior de Itajaí, defendeu a proposta. De acordo com ela, os psicólogos podem atuar na identificação de possíveis problemas como bullying, discriminações e controle de ansiedade. Além disso, ajudaria a desafogar o sistema público de saúde.
"Por mais que você não consiga fazer uma sessão de terapia com todo mundo, a pessoa teve algum problema, vai dar pra encaminhá-la para um profissional. Até porque você vai pedir um psicólogo no SUS é muito complicado. Tem uma fila de espera gigantesca porque tem muita gente precisando", justificou.
Outros assuntos foram debatidos na segunda sessão ordinária da Câmara Mirim, como acompanhamento de gestantes e puérperas, manutenção das escolas e melhorias das quadras esportivas do município.
O vereador mirim Théo Lacerda e Silva, aluno da Escola S, enviou ao executivo um requerimento para a prefeitura se já existe ou se há intenções do município em construir centro de idiomas, com aulas gratuitas para alunos de baixa renda.
"Eu já estudei numa escola de línguas lá em Brasília e achei muito interessante. Na época eu estava na escola pública e não tinha condições de pagar curso de inglês, que no momento era minha necessidade. É um curso duradouro e muitas pessoas saem fluentes no idioma. Como Itajaí é uma cidade portuária, existe essa necessidade", argumenta.
A Câmara de Vereadores Mirins de Itajaí é formada por 17 alunos (mesmo número de parlamentares da Câmara de Vereadores) de diversas escolas do município. A intenção é que os estudantes possam conhecer um pouco mais sobre o papel da democracia e das instituições democráticas.