SANTA CATARINA

Operação contra neonazis teve até tiro disparado por gaúcha

Ordens de busca foram cumpridas em Joinville, Blumenau, Curitibanos e Floripa; no RS uma mulher reagiu atirando

Duas pessoas foram presas em flagrante durante operação que recolheu armas e artigos nazistas
(Foto: Divulgação)
Duas pessoas foram presas em flagrante durante operação que recolheu armas e artigos nazistas (Foto: Divulgação)

Uma megaoperação contra grupos neonazistas da Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu 15 ordens de busca e apreensão em 11 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, as ações aconteceram em Joinville, Blumenau, Curitibanos e Florianópolis. A operação terminou com duas pessoas presas em flagrante, uma delas por atirar contra os policiais, além de apreensão de materiais nazistas, armas, munições, celulares e computadores.

Continua depois da publicidade

Na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo após atirar contra os policiais com uma pistola quando eles chegaram ao ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo após atirar contra os policiais com uma pistola quando eles chegaram ao local. Na casa dela, foram apreendidas duas armas de fogo, munições e materiais nazistas.

Continua depois da publicidade

Ainda no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, a operação bateu numa estamparia que produzia camisetas com símbolos nazistas e supremacistas. Todos os materiais foram apreendidos. Uma segunda prisão em flagrante rolou em Maringá (PR), onde um dos investigados tinha posse irregular de arma de fogo. Na casa foi apreendida uma espingarda calibre 12, além de munições, artigos nazistas e dispositivos eletrônicos.

Os policiais cumpriram sete ordens judiciais em Santa Catarina, quatro delas em Joinville. Nos estados vizinhos, houve batidas nas cidades de Passo Fundo e Nova Petropólis, no Rio Grande do Sul; em Curitiba, Maringá e Marialva, no Paraná; e em São Paulo e Praia Grande, em São Paulo. A Polícia Civil informou que uma grande quantidade de artigos de cunho nazista e extremista foi recolhida nas buscas.

Continua depois da publicidade

A operação foi um desdobramento das investigações no âmbito da Operação “Gun Project”, deflagrada em outubro de 2022 contra a fabricação de armas de fogo com impressoras 3D por uma célula neonazista catarinense. O grupo tinha produção de propaganda nazista e fazia encontros com rituais de culto à doutrina hitlerista, onde os criminosos se intitulavam “a nova SS de Santa Catarina”.

Na operação do ano passado, oito pessoas foram presas em um encontro de neonazistas em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. No andamento do inquérito, foram identificados outros integrantes do bando e novas células nazistas  espalhadas por diversos estados. Ainda em março, dois homens haviam sido presos no Rio Grande do Sul.

Os membros do grupo detidos nas operações tiveram a soltura ordenada pela Justiça em abril, passando a responder ao processo com monitoramento por tornozeleira eletrônica. A nova operação nesta semana, deflagrada na terça-feira, foi conduzida pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio de 67 policiais de unidades nos quatro estados.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.192


TV DIARINHO


🕒 MINUTO DIARINHO 🕘 ⚓💼 INVESTIMENTO BILIONÁRIO! Santa Catarina vai receber R$ 3,6 bilhões para impulsionar ...



Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Blogs

Reinado de Lucas Maia

Blog do JC

Reinado de Lucas Maia

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Blog da Ale Francoise

Estás fazendo o chá do jeito certo?



Diz aí

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Diz aí, Gabriel Sylvestre!

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Especialista no método Wolbachia de combate à dengue será entrevistado no “Diz aí!”

AO VIVO

Especialista no método Wolbachia de combate à dengue será entrevistado no “Diz aí!”

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

Diz aí, Décio Lima!

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.