A região já teve o primeiro registro de pinguim da temporada. No sábado passado, a equipe do projeto de monitoramento de praias da Univali resgatou um pinguim-de-Magalhães que foi encontrado na Praia Brava, em Itajaí.
A ave foi achada por um surfista e mantida sob os primeiros cuidados por salva-vidas até a chegada dos técnicos da Univali. O pinguim foi localizado na água. Ele estava nadando, mas já ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A ave foi achada por um surfista e mantida sob os primeiros cuidados por salva-vidas até a chegada dos técnicos da Univali. O pinguim foi localizado na água. Ele estava nadando, mas já sem forças, na zona de arrebentação das ondas.
O pinguim foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, onde será acompanhado por veterinários, biólogos, oceanógrafos e tratadores. Após o período de estabilização do quadro clínico, a ave deve ser levada para voltar ao mar.
De acordo com a equipe veterinária, a ave apresentava sinais de fadiga, estava apática, pouco responsiva e extremamente desidratada. A reabilitação envolve tratamento com remédios, hidratação e alimentação.
Nesta época de inverno é comum a aparição de pinguins nas praias de Santa Catarina. Isso porque a espécie tem hábitos migratórios e, todos os anos, grupos de indivíduos saem das colônias na região da Patagônia argentina rumo às águas quentes do oceano Atlântico.
Durante a viagem, muitos pinguins morrem por condições naturais pelo alto gasto energético, como cansaço e desidratação, se afastam do grupo e ficam vulneráveis, podendo encalhar nas praias. As redes de pesca também são causas de afogamentos dos animais, que ficam presos e gastam muita energia na tentativa de escapar.
Quem avistar um pinguim nas praias pode chamar a equipe da Univali pelo 0800 642 3341. O atendimento é diário, das 8h30 às 17h30.