VIRADA NO TEMPO
Defesa Civil alerta pra ciclones a partir de domingo
Tempo na região já muda no sábado, com chuva, frio e vento forte
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O tempo deve mudar a partir de sábado na região, com aumento de nuvens e chance de chuva devido à passagem de uma frente fria. Depois disso, a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina indica a formação de dois ciclones extratropicais no litoral sul do Brasil nos próximos dias.
O primeiro ciclone deve se formar durante o domingo sobre o mar, entre o litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul.
A maior influência da condição de instabilidade no estado deve ocorrer na manhã de domingo, com chuva moderada e volumes de até 50mm em 24h, no extremo-sul catarinense.
O segundo ciclone tende a se formar entre segunda e terça-feira, provocando chuva, rajadas mais fortes de vento e deixando o mar agitado, inclusive com risco de ressaca nas praias catarinenses e alagamentos costeiros.
O ciclone deve se formar entre o litoral gaúcho e o Uruguai, afetando Santa Catarina com a influência do vento sul no litoral e com a agitação do mar.
As condições para os próximos dias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil, que vai fazer a divulgação de avisos e alertas conforme as mudanças das previsões relacionadas à formação dos ciclones. O período de predomínio de sol nos últimos dias segue até esta sexta-feira, quando a nebulosidade já vai aumentar no estado a partir das regiões oeste e sul, avançando para outras regiões no sábado, trazendo chuva, frio e vento forte.
Segundo o boletim do Ciram/Epagri, os ventos no litoral poderão chegar a 70 km/h no sábado e pode chover na maioria das regiões. Na região de Itajaí ainda pode ter chuva fraca também no domingo, mas o dia será de sol na maior parte do estado. A condição de chuva, porém, já volta na segunda-feira, com previsão de tempo instável durante a semana toda. O sol só deve voltar a reinar no fim de semana entre os dias 14 e 16.