Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um encontro na semana passada com o empresário Emílio Dalçóquio, herdeiro do Grupo Dalçóquio, e liderança de extrema direita de Itajaí. Na pauta do evento estaria uma possível aliança para as eleições municipais de 2024.
O encontrou foi num salão de festa de um condomínio privado, em Balneário Camboriú, na terça-feira passada, e contou com a participação de Victor Nascimento, que foi candidato a deputado ...
O encontrou foi num salão de festa de um condomínio privado, em Balneário Camboriú, na terça-feira passada, e contou com a participação de Victor Nascimento, que foi candidato a deputado estadual pelo PL e é servidor da saúde em Itajaí.
Outros convidados contaram ao DIARINHO que esteve em pauta a possibilidade de Jair Renan disputar as eleições municipais em Itajaí, ao invés de BC. Teria sido cogitada uma dobradinha para a majoritária entre Emílio Dalçóquio e Jair Renan.
O empresário Emílio não confirmou os questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria. O advogado dele, Bruno Cardoso Niehues, entrou em contato com o DIARINHO dizendo que se manifestaria por Emílio mas não deu maiores informações sobre o encontro..
Já Victor Nascimento disse à reportagem que o nome de Renan Bolsonaro para as eleições de Itajaí não passa de especulação. “Ele vem para vereador em BC. O Emílio vem para a majoritária de Itajaí, não sei se como prefeito ou vice, vai depender dos acordos entre os partidos. A pedido do próprio Bolsonaro Emílio vem para a prefeitura de Itajaí, porque ele tem uma forte ligação com o ex-presidente Bolsonaro. Por esse grau de confiança, ele acaba estando sempre com Renan em um evento e outro. O resto é especulação. Os encontros não são secretos. São encontros de pessoas que têm a mesma linha ideológica, todos de direita e conservadores”, afirma.
O presidente municipal do PL, Denísio Dolasio Baixo, informou ao DIARINHO que o tema da candidatura de Renan e Emílio nunca passou por discussão no PL de Itajaí. Denísio acredita que o filho do ex-presidente, que tem 25 anos de idade, planeja se candidatar pelo PL de BC. “Esse debate é por Balneário Camboriú. O PL de Itajaí não esteve em qualquer discussão. O Emílio não é filiado ao PL em Itajaí e não temos esse debate internamente”, adiantou.
Morador da região
Desde o início do ano especula-se o futuro político de Jair Renan em Santa Catarina. Ele já foi cogitado para ser candidato a vereador em BC, com o aval e a bênção do prefeito Fabrício Oliveira (PL) e apoio do deputado estadual pelo PL e ex-vice-prefeito de BC, Carlos Humberto.
Renan tem até o ano que vem para definir seu futuro político se quiser concorrer às eleições municipais. A Lei Eleitoral exige que o candidato comprove o domicílio eleitoral pelo menos seis meses antes do pleito. Ele também vai precisar estar filiado ao partido pelo qual vai disputar a eleição no mesmo prazo.
Renan é funcionário do gabinete do senador catarinense Jorge Seif, e vive em BC desde janeiro deste ano.