Uma tabacaria no interior do supermercado Giassi, no bairro Fazenda, em Itajaí, colocou à venda em sua vitrine um produto que seria a réplica do dedo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu em um acidente de trabalho em 1964, quando trabalhava na metalúrgica Independência, no bairro Vila Carioca, em São Paulo.
A réplica chama a atenção pelo realismo, pois o material imita a pele, o sangue e parte do osso. O dedo foi fixado num pedaço de madeira e tem a estrela do PT como suporte.
O membro do PSOL ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A réplica chama a atenção pelo realismo, pois o material imita a pele, o sangue e parte do osso. O dedo foi fixado num pedaço de madeira e tem a estrela do PT como suporte.
O membro do PSOL de Itajaí, Alex Stein, viu o produto exposto à venda neste domingo, fotografou e enviou ao DIARINHO, além de compartilhar com o presidente municipal do PT, Gerd Klotz.
O presidente municipal do PT disse que o partido estuda medidas judiciais para retirar o produto de circulação. “O que não podemos é normalizar esse tipo de atitude preconceituosa e que incita ao ódio político. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”, analisou Gerd.
O presidente do PT entende a exposição na vitrine como uma forma de incitar o ódio político e a discriminação por uma deficiência física. “Atitudes inaceitáveis. Isso atenta contra a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático de Direito”, completa.
Já Alex Stein acredita que a sociedade precisa barrar atitudes com inspiração fascista que são vividas em Santa Catarina. “Em Itajaí, 2º maior PIB do estado, ainda é grande o número de pessoas que seguem atuando de forma criminosa, tentando intimidar a população por sua visão política. Precisamos colocar um basta definitivo nesse tipo de atitude criminosa”, disse.
A vitrine que exibe o produto é da rede Maktub Tabacaria e Head Shop, que tem lojas em Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí.
O DIARINHO não conseguiu contato com o proprietário da tabacaria até o fechamento desta matéria.