Segurança
Itajaí assina o contrato de vigilância armada nas escolas
Empresa terá 10 dias para iniciar a implantação da segurança na rede municipal
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A prefeitura de Itajaí assinou contrato com a empresa Orbenk Serviços de Segurança para tocar o serviço de Vigilância Escolar Armada. A partir da publicação no Jornal do Município, a empresa tem 10 dias para iniciar o serviço de segurança nas 121 unidades escolares da rede municipal de ensino.
Na tarde de quinta-feira, a secretaria de Educação informou que aguardava a publicação do contrato no Jornal do Município. O serviço tem valor de R$ 11,6 milhões para 12 meses de contrato.
A Vigilância Escolar Armada prevê a contratação da empresa que vai disponibilizar 245 vigilantes pra atuar na segurança das 121 unidades municipais de ensino, entre escolas e creches. Os profissionais farão rondas e controles de acesso nas escolas e creches nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira.
A medida está entre as principais ações anunciadas pelo município de Itajaí para melhorar a segurança nas escolas, além da criação do botão Alerta Escola e de obras nas unidades pra colocação de grades e ampliação de muros. A licitação para reforma nas unidades escolares ainda está em fase de recurso.
Assumiu em BC
Em abril a empresa Orbenk já tinha vencido o chamamento emergencial para prestar serviço na rede municipal de Balneário Camboriú. O contrato era pra prestação do serviço por 30 dias, podendo ser estendido por até 180 dias, com atuação de 100 profissionais em cada uma das escolas por turnos de seis horas.
Segurança após atentado
O reforço na segurança das escolas foi uma solicitação dos dos pais após o atentado que matou quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos, no município de Blumenau, no mês de abril deste ano. O autor do ataque se entregou à polícia no dia do crime e está cumprindo pena no sistema prisional catarinense