ITAJAÍ
Vigilância armada começa dia 7 de julho em Itajaí
Empresa vai disponibilizar 245 agentes pra 120 unidades de ensino do município
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A vigilância armada nas escolas da rede municipal de Itajaí tem data pra começar. A partir do dia 7 de julho, a Orbenk, empresa vencedora da licitação, vai disponibilizar 245 profissionais armados pra atuação em 120 unidades, entre escolas e creches. A ordem de serviço foi assinada na tarde de terça-feira pela prefeitura, com prazo de 10 dias para o início dos trabalhos.
O contrato prevê 120 profissionais para o período da manhã (das 7h às 13h), 120 durante à tarde (das 13h às 19h) e outros cinco vigilantes para o período noturno (das 18h às 00h). A estimativa de custos mensais é de R$ 930.750,00, segundo o município. O contrato inicial terá vigência de 12 meses, com valor total de R$ 11,1 milhões.
“Este é um investimento muito importante para garantir a prevenção de ocorrências e a segurança das nossas crianças, professores e funcionários das escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral do Município”, disse o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB).
Além da mão de obra, a empresa também é responsável por fornecer os materiais e equipamentos necessários. Entre as atribuições dos agentes armados estão fazer o controle da entrada e a saída de pessoas nas escolas, fazer rondas na área escolar, encaminhar à recepção visitantes e impedir a entrada de pessoas não autorizadas nas escolas.
O contrato define que os vigilantes adotem todos os cuidados e precauções com o manuseio de armamento, com porte funcional e formação em vigilância armada credenciada pela Polícia Federal, além de uma série de critérios que comprovem a capacidade dos profissionais para atuar em escolas.
A contratação de vigilância armada atende à reivindicação da comunidade por mais segurança e está alinhada a outras ações já adotadas pela prefeitura. “Logo após o atentado registrado em Blumenau, Itajaí tomou uma série de medidas, como o botão Alerta Escola, a intensificação das rondas pelas nossas unidades de ensino e a avaliação de risco dos espaços”, disse a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Obras nas escolas
Projetos para ampliação de muros e reforço das grades em escolas e creches são as próximas medidas anunciadas pela prefeitura. O município fez licitação pra contratar uma empresa que tocará as obras. A previsão é que a vencedora da concorrência inicie os trabalhos na próxima semana.
As melhorias serão feitas em cerca de 110 unidades de ensino de Itajaí. As outras escolas, segundo a secretaria de Educação, já dispõem de muros ou grades no tamanho mínimo exigido, entre 2,4 e 2,5 metros, e não precisarão receber mudanças.
Além de obras físicas e agentes armados, as escolas vão reforçar os programas preventivos. A prefeitura diz que iniciativas que trabalham aspectos socioemocionais com os estudantes e professores, como o Programa de Educação Socioemocional e as ações que promovem a cultura da paz nas unidades continuarão em desenvolvimento.