Coisa de filme
Submarino que levava turistas até destroços do Titanic desaparece no oceano
Cinco pessoas estavam a bordo de embarcação que faz passeio de R$ 1,2 milhão por passageiro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O submarino Titan, que levava turistas até os destroços do navio Titanic, despareceu nas profundezas do Oceano Atlântico na segunda-feira, em região da costa entre os Estados Unidos e o Canadá. Segundo a Guarda Costeira de Boston, que faz buscas à embarcação turística, cinco pessoas estavam a bordo, entre elas o bilionário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho dele, Suleman Dawood.
No domingo, a embarcação já tinha sofrido falha de comunicação e perdido contato com o barco de apoio na superfície, o Polar Prince. Ainda não se sabia se o submarino seguia embaixo d´água ou tinha subido e não conseguia restabelecer o contato. Após a comunicação de desaparecimento, as autoridades americanas e canadenses foram mobilizadas, chamando navios e aviões para o resgate.
A área remota das buscas, a 1,5 mil quilômetro da costa americana, dificulta o trabalho. A embarcação sumiu em expedição ao local do naufrágio do Titanic, no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros do Canadá. O famoso navio afundou em 1912, após colidir com um iceberg, e os destroços estão a 3800 metros no fundo do oceano.
O Titan é classificado como submersível e pode ficar até 96 horas submerso. Ele não é exatamente um submarino porque não tem autonomia, dependendo de uma plataforma de apoio na superfície. A embarcação de 6,5 metros de comprimento por três de largura permite a exploração do fundo do mar para passageiros que não são mergulhadores ou passaram por treinamento.
O equipamento é operado pela empresa britânica Ocean Gate, que cobra 250 mil dólares, cerca de R$ 1,2 milhão, de cada passageiro para o passeio pra ver os destroços do Titanic. Essa era a quinta expedição da embarcação para o local do naufrágio. A previsão era que o Titan chegaria ao ponto dos destroços na quinta-feira. Da superfície até o local do Titanic, a embarcação levaria 2,5 horas.