ITAJAÍ
Nadadores são convocados para a seleção brasileira
Equipe será representada no Equador por quatro atletas e dois treinadores
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Instituto Nadar, de Itajaí, teve quatro atletas convocados pela Seleção Brasileira de Águas Abertas que vai disputar a Copa Pacífico, em Salinas, no Equador, de 31 de julho a 6 de agosto. Além dos nadadores Lucas Davesac Machado, Maryna Monegat Fachin, Enzo Lessa Aoki e Morghana Mariott, os treinadores Leandro Peixoto e Roberto Facchini vão representar Itajaí na competição internacional.
A seletiva aconteceu na etapa de Fortaleza do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, no último final de semana, com provas de 5 km e 10 km. Lucas Davesac ficou com o vice-campeonato geral da prova de 10 km e primeiro da categoria júnior, se qualificando para a vaga da seleção brasileira.
Na prova de 5 km, as categorias infantil e juvenil disputavam o acesso à seleção nacional, tendo como campeã infantil Morghana Mariott e terceiro lugar juvenil Maryna Monegat Fachin, ambas conquistando suas vagas para a competição no Equador.
No juvenil masculino, Enzo Lessa Aoki foi o segundo melhor da categoria, buscando também a chance de disputar sua primeira competição internacional na Copa Pacífico.
Com quatro atletas itajaienses classificados, os técnicos da natação de Itajaí Roberto Facchini e Leandro Peixoto foram convocados para compor a seleção nacional. A dupla conta com várias passagens pela seleção brasileira e estadual no currículo.
“Ver nossos atletas em uma crescente de desenvolvimento e conquistando seu espaço no cenário nacional da modalidade que o Brasil é campeão olímpico é animador demais. Temos feito uma formação de base forte e sólida, e o resultado está aí”, destaca Leandro Peixoto.
Resultados expressivos
A equipe do Instituto Nadar/Novos Cielos está no Top 3 do Ranking Nacional 2023 da modalidade de águas abertas. A equipe viaja para Brasília no final do mês de julho para disputar a seletiva para o Campeonato Sul-Americano, durante mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. Na sequência, os convocados seguem direto para São Paulo, onde se encontram com os demais integrantes da seleção e viajam para o Equador, para a disputa da Copa Pacífico.
Além da modalidade de Águas Abertas, a equipe segue colecionando títulos Brasil afora nas piscinas. Nos meses de maio e junho, Itajaí levantou os troféus de campeão de duas etapas do Catarinense Mirim Petiz, categoria de formação em que o Nadar possui milhares de crianças em suas escolinhas, e campeão geral do Campeonato Sul Brasileiro Júnior Sênior.
O Nadar ainda conquistou o terceiro lugar do Sul Brasileiro Infanto-Juvenil, e terceiro lugar no Sul Brasileiro Mirim-Petiz, ambos em Porto Alegre (RS), além de medalhas na Copa das Federações, no Rio, e no Troféu Brasil, no Recife (PE).
Atletas classificados para a Copa Pacífico:
Lucas Davesac Machado – 10 km (categoria 2004-2005)
Maryna Monegat Fachin – 5 km (categoria 2008-2009)
Enzo Lessa Aoki – 5 km (categoria 2008-2009)
Morghana Mariott – 5 km (categoria 2008-2009)