A Univali lançou uma exposição especial em comemoração aos 81 anos do Herbário Barbosa Rodrigues. A mostra “Herbário Barbosa Rodrigues: 81 anos de história” será aberta ao público e inicia nesta quarta-feira.
A exposição vai contar com uma parte do acervo histórico e poderá ser visitada até o dia 2 de julho no térreo do Itajaí Shopping. A mostra reúne algumas das plantas que foram objetos de ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A exposição vai contar com uma parte do acervo histórico e poderá ser visitada até o dia 2 de julho no térreo do Itajaí Shopping. A mostra reúne algumas das plantas que foram objetos de estudo, fotos históricas da equipe e do prédio, além de imagens das aquarelas do pintor Domingos Fossari.
O botânico do HBR, Luís Adriano Funez, deu alguns spoilers do que o público pode esperar da exposição. “Na mostra, o público também terá acesso a homenagens botânicas, que podem ser identificadas em nomes científicos de plantas, registrados em tributo aos fundadores do herbário”, comenta.
O herbário foi fundado pelo padre Raulino Reitz e reúne mais de 70 mil espécimes de plantas, algas e fungos herborizados, a maioria vindos da Mata Atlântica catarinense. O espaço conta com a maior e mais representativa coleção de plantas de Santa Catarina.
“Muitos locais já não existem mais, devido à grande onda de desmatamento que avançou pelo estado nas últimas décadas. Portanto, as amostras alojadas neste herbário são as únicas referências de como foi a vegetação original dessas áreas, pois foram coletadas e catalogadas pela equipe num período anterior a sua devastação”, informa Funez.