REGATONA
Sexta etapa da The Ocean Race tem largada nesta quinta-feira
Perna é curta, com previsão de chegada no sábado nos Países Baixos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





Começa na tarde desta quinta-feira uma das mais curtas e complexas pernas da The Ocean Race, entre Aarhus na Dinamarca até The Hague nos Países Baixos. Apesar de ser um trajeto curto, os canais estreitos e as águas confinadas devem dificultar a vida dos velejadores da corrida.
A perna seis da regatona contará novamente com os cinco barcos da competição. A saída acontecerá às 15h30, com previsão que os barcos cruzem a linha de chegada no sábado à noite.
Após a largada em Aarhus, na Dinamarca, as equipes vão velejar ao sul para uma rápida passagem por Kiel, na Alemanha. Em seguida, seguem em direção ao norte, para retornarem rumo a The Hague, na Holanda. A etapa terá 800 milhas náuticas, cerca de 1.480 quilômetros.
“Devido a previsão do tempo, é provável que a primeira etapa da corrida seja a mais difícil, com um vento leve na primeira noite, com muitas transições e o risco do vento girar em círculos. O objetivo é sair dessa fase sem problemas, caso um time ganhe vantagem nessa etapa, poderá facilmente mantê-la até o fim da perna”, comenta o velejador do Team Malizia, Will Harris.
Classificação
Com a vitória da 11th Hour Racing na quinta etapa, entre Newport nos Estados Unidos e Aarhus na Dinamarca, a equipe americana conquistou a liderança. Porém não foi com folga suficiente para abrir vantagem sobre os demais competidores, deixando a tabela da The Ocean Race acirrada. Os norte-americanos são seguidos pelo Team Holcim - PRB, Team Malizia, Biotherm e Guyot Environment - Team Europe.
Na etapa entre Itajaí e Newport, dois times foram prejudicados pela perda de mastro durante a etapa. O Team Holcim - PRB sofreu o acidente logo no início da perna, ainda na costa brasileira, possibilitando que a equipe suíça se ajustasse e competisse na quinta etapa até a Dinamarca. Já o Guyot Environment não teve a mesma sorte, com o incidente acontecendo próximo a chegada e a equipe europeia não dispondo de mastro para repor.
A sexta perna contará novamente com as cinco equipes competidoras em mar. Após The Hague, nos Países Baixos, os competidores seguirão para a grande final, em Gênova, na Itália. Com previsão de 2 a 3 dias de corrida, é possível acompanhar o trajeto e a disputa desta perna em tempo real, clicando aqui.
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!