Regatona
Holcim a todo vapor na liderança
Equipe assumiu a ponta e bate recorde de milhas percorridas em um dia. Ventão favorável pode antecipar chegada à Dinamarca
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





Após o duelo com a equipe 11th Hour Racing, o time suíço Holcim-PRB assumiu a ponta da 5ª perna da The Ocean Race e, de quebra, bateu o recorde de distância percorrida em 24 horas na classe dos monocascos. O grupo liderado pelo capitão Kevin Escoffier chegou à marca de 640,91 milhas náuticas (cerca de 1186 quilômetros) percorridas em um dia na manhã de sexta-feira.
A 11th Hour tinha quebrado o recorde antes, com os americanos fazendo 611,9 milhas náuticas, mesmo após sofrer um incidente. A equipe relatou uma colisão, com suspeita de que o barco teria atingido um “mamífero marinho ou um grande animal”.
No tranco, um dos velejadores sofreu uma leve batida na cabeça e o repórter de bordo machucou o ombro. Aparentemente sem danos, o barco seguiu navegando.
O recorde de distância em 24 horas na regatona era de 602 milhas náuticas, do time Akzo Nobel, na 3ª edição da competição, e a maior marca de todos os tempos na categoria monocasco era de 618 milhas náuticas, alcançada pelo veleiro americano Comanche, em 2015.
Na época, o barco tinha batido o recorde de 596 milhas náuticas do Ericsson4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, e que até então era o monocasco mais rápido do mundo.
O capitão Kevin Escoffier comemorou a marca histórica do time Holcim-PRB. Ele ressaltou que o recorde ganhou ainda mais importância após a equipe sofrer com a quebra do mastro na perna 4, entre Itajaí e Newport (EUA), ainda na costa brasileira. O problema havia deixado o time fora da etapa.
“É um ótimo barco e estou muito feliz. Não é todo dia que a gente consegue bater um recorde como esse. Também estou muito feliz por toda a equipe depois do que aconteceu na etapa 4. Não sabemos o que vai acontecer a seguir, mas vamos fazer tudo para vencer esta perna. De qualquer forma, acho que é uma ótima recompensa para toda a equipe”, comentou.
Barco bateu recorde mundial
A Holcim-PRB teve condições quase perfeitas para quebrar o recorde mundial, com ventos entre 25-27 nós (entre 46 e 50 km/h) e condição de mar relativamente plano. Os ventos se mantiveram favoráveis durante a sexta-feira, com o time suíço liderando a perna e o 11th Hour Racing colado na popa, os dois seguidos de perto pela equipe Malizia, que também está “voando”.
Bem atrás, a mais de 400 milhas, seguia o barco da Biotherm. O time europeu Guyot não participa da etapa por problemas no mastro. As quatro equipes seguem rumo a Aarhus, na Dinamarca. A chegada, antes planejada para 8 de junho, pode ocorrer até o dia 29 de maio devido às condições recordes de velocidade. Na sexta, os três primeiros barcos estavam a cerca de mil milhas do destino, todos em condições de ganhar a perna.
Na liderança da etapa, a Holcim-PRB também lidera a competição, com 19 pontos. O time americano da 11th Hour é vice-líder, mas soma os mesmos 18 pontos do time Malizia, 3º colocado que venceu a etapa de Itajaí. A Biotherm soma 13 pontos na 4ª colocação. O time europeu da Guyot, que ficou de fora das últimas duas pernas, soma apenas dois pontos.