Liga espanhola

Vini Jr acusa Liga de omissão após novo caso de racismo

Jogador foi chamado de macaco pela torcida do Valencia; Real Madrid acionou a justiça

Ato racista rolou em partida contra o Valencia, neste domingo

Foto: Getty Images
Ato racista rolou em partida contra o Valencia, neste domingo Foto: Getty Images

O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi novamente alvo de racismo em partida da La Liga, a liga espanhola de futebol. Desta vez, o atleta foi chamado de “macaco” em coro entoado por parte da torcida do Valencia, domingo, em Valência. Após a paralisação da partida, o jogo recomeçou e teve ainda a expulsão de Vini. Nenhum torcedor foi identificado ou preso. Ao fim da partida, o presidente da La Liga, Javier Tebas, foi ao Twitter dizer serem injustas as acusações do atacante. O árbitro do jogo acabou demitido pela Federação Espanhola de Futebol.

“Nem a Espanha nem a La Liga são racistas, é muito injusto dizer isso. Não podemos permitir que seja manchada a imagem da competição”, disse na postagem. Tebas ainda afirmou que a liga tem feito sua parte e já denunciou nove casos de racismo na temporada, oito deles contra Vini, e que os torcedores identificados foram denunciados.

Continua depois da publicidade

Prontamente Vinícius Júnior rebateu a postagem do presidente da La Liga em seu Twitter. “Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas”, respondeu em trechos da sua postagem. Em uma postagem anterior, o atleta relatou que a sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”.

Durante a partida, Vini pediu a paralisação e chegou a apontar para um torcedor que estaria cometendo o crime. Após oito minutos de paralisação e um pedido nos alto falantes do estádio para que não houvesse cantos racistas, o jogo recomeçou e Vini ainda acabou expulso nos minutos finais, ao revidar puxão de jogador adversário.

Continua depois da publicidade

O Real Madrid se manifestou na manhã desta segunda-feira em apoio ao seu jogador, e vai denunciar o caso à Procuradoria-Geral do Estado. “O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, afirma em nota.

Clubes e Lula se manifestam

Na noite deste domingo, diversos clubes brasileiros e personalidades do futebol se manifestaram em apoio a Vinícius Júnior e contra o racismo no futebol. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um pronunciamento em solidariedade ao jogador e cobrou medidas da La Liga e da Fifa para o combate ao racismo.

Já na noite de segunda-feira, o monumento do Cristo Redentor, das 18 às 19 horas, teve a iluminação desligada como símboloda luta coletiva e da solidariedade contra o racismo.                                                                                                                                    

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

PETERSON FERNANDES ARAUJO

22/05/2023 20:38

O recente caso de racismo envolvendo Vinícius Júnior é profundamente lamentável e reforça a triste realidade da discriminação racial no mundo do futebol e na sociedade como um todo. É inaceitável que atletas talentosos e dedicados como Vinícius Júnior sejam alvo de comentários racistas e comportamentos discriminatórios. É importante destacar que o racismo não tem lugar no esporte ou em qualquer outro ambiente. Todos os jogadores merecem ser respeitados e valorizados pelo seu talento e contribuição para o jogo, independentemente da sua cor de pele. É fundamental que as autoridades esportivas, os clubes, os jogadores e a sociedade em geral trabalhem juntos para combater e erradicar o racismo, promovendo um ambiente inclusivo, igualitário e livre de discriminação. Deixo minha web para futuras parcerias. Mais uma vez obrigado. https://melhordosguias.com.br/mountain-bike/

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.122


TV DIARINHO


Uma caminhonete cinza atropelou um doguinho na semana passada na Quarta avenida, no centro de Balneário ...



Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Blogs

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Espaço Saúde

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Blog do JC

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 



Diz aí

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Diz aí, André Bueno!

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.