SEM MASTRO
Holcim desiste da quarta perna da The Ocean Race
Barco será levado de navio cargueiro do RJ para os EUA
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O barco suíço Holcim-PRB desistiu da quarta perna da The Ocean Race, entre Itajaí e Newport, nos Estados Unidos. O comunicado foi feito via redes sociais na tarde de quarta-feira.
"Ontem (terça) foi um dia muito importante para a equipe Holcim-PRB. O barco foi carregado num navio de carga para ser entregue em Newport. Na melhor das hipóteses, o barco chegará no dia 18 e a tripulação terá pouco mais de 24 horas para colocar o mastro de volta e prepará-lo para a Leg 5", disse o time em seu Instagram.
A equipe retornou para o Rio de Janeiro na quinta-feira passada para tentar consertar o mastro quebrado em alto-mar, durante a quarta perna da Ocean Race. A ideia era receber um mastro novo, que viria da França, consertar a embarcação no Brasil e voltar à competição ainda na quarta etapa - o que não foi possível.
O barco tinha saído de Itajaí há quatro dias e liderava a etapa quando sofreu o acidente. O mastro partiu a aproximadamente 20 milhas da costa brasileira [32 quilômetros].
O mastro quebrou após um giro do J2 (vela de proa). A quebra desse sistema de fixação fez com que a longarina caísse atrás da cabine de comando. O mastro se partiu em vários pedaços.
O novo mastro para a embarcação irá dá França para os Estados Unidos para a troca.