ITAJAÍ
Câmara aprova projeto que contratará 247 guardas armados para escolas
Projeto foi votado em regime de urgência
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A câmara de vereadores de Itajaí votou e aprovou em regime de urgência nesta quinta-feira o projeto de lei do executivo para a contratação de uma empresa especializada para a segurança armada nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Itajaí.
O projeto autoriza o município a abrir crédito adicional suplementar no valor de até R$ 11,2 milhões para despesas da secretaria de Educação. Ao todo devem ser contratados 247 guardas para as 121 unidades de ensino.
Com a aprovação da suplementação orçamentária, a expectativa é que o edital para a contratação do serviço seja publicado no Jornal do Município na próxima semana. A medida foi tomada após o massacre à creche Cantinho Bom Pastor, de Blumenau, que terminou com a morte de quatro crianças e deixou cinco feridas. O autor do atentado se entregou e está preso.
Além da guarda escolar armada, a prefeitura explica que intensificou as rondas preventivas nas escolas e creches do município. O botão Alerta Escola, desenvolvido em tempo recorde pela Secretaria de Tecnologia (Setec), foi implementado em todas as 121 unidades escolares do município. Agora, a ferramenta, que permite acionar a equipe de segurança mais próxima em uma emergência, está em expansão para as unidades credenciadas, estaduais e privadas de Itajaí.