Em meio ao anúncio de medidas do estado para garantir a segurança nas escolas, moradores de Itajaí denunciaram a falta de condições da Escola Estadual Henrique Midon, no bairro São João. A unidade é uma das sete escolas da rede estadual em Itajaí que são alvo de ações civis do Ministério Público pra que o governo seja obrigado a fazer obras de reforma.
Continua depois da publicidade
Os problemas no colégio, porém, vão além da falta de manutenção. Denúncia aponta que a gestão da escola também está “jogada às moscas”, pois estaria sem diretora, sem supervisora e sem ...
Os problemas no colégio, porém, vão além da falta de manutenção. Denúncia aponta que a gestão da escola também está “jogada às moscas”, pois estaria sem diretora, sem supervisora e sem orientadora. Com isso, os professores estariam descumprindo a jornada de trabalho e saindo a hora em que bem entendem.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, no lado de fora da escola, o pátio foi tomado pelo mato. A parte estrutural do prédio também sofre com o abandono e a falta de reparos. “Tem muita sujeira na cozinha, existem ratos andando pela escola, mato alto. Uma verdadeira baderna e ninguém faz nada”, relata uma denunciante.
A Secretaria Estadual de Educação não se manifestou sobre os problemas até o fechamento desta matéria. Entre janeiro e março, a pasta fez um levantamento da infraestrutura das 1053 escolas da rede. O governo diz que vai priorizar o andamento de obras e melhorias nas unidades.
Continua depois da publicidade
O estudo apontou que 17% das escolas não têm rede elétrica adequada para receber lousas digitais e aparelhos de ar-condicionado. Esses equipamentos já foram comprados mas ainda não podem ser instalados. Para a recuperação da rede elétrica, a secretaria trabalha em parceria com a Celesc e o Sistema Acafe.
Entre as escolas em obras na rede estadual, 123 estão com menos de 25% de avanço e só 18 estão com mais de 90% do projeto concluído. Para 29 unidades, o estado está com projetos técnicos em finalização para as obras serem licitadas.