O Brasil se classificou para as eliminatórias do Grupo Mundial da Copa Davis ao vencer a equipe da Grécia por 3 a 1 neste final de semana. O principal destaque foi o tenista João Fonseca, que venceu as duas partidas que disputou. Já a dupla Rafael Matos e Marcelo Melo também venceu neste domingo. O próximo adversário do Brasil será definido por sorteio para dar início a disputa do título da Davis de 2026.
Aos 19 anos, Fonseca conquistou uma das maiores vitórias de sua carreira neste domingo, no jogo que fechou o confronto. O brasileiro, número 42 do mundo, derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, número ...
Aos 19 anos, Fonseca conquistou uma das maiores vitórias de sua carreira neste domingo, no jogo que fechou o confronto. O brasileiro, número 42 do mundo, derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, número 27 e ex-top 3 do ranking, por 2 sets a 1.
Continua depois da publicidade
Depois de quebrar o adversário no primeiro game e dominar o primeiro set para fechar em 6/4, Fonseca teve dificuldades no segundo set, vencida por Tsitsipas por 3/6, também com uma quebra.
No último e decisivo set, o grego subiu o nível e abriu 5/4 com o game de saque a seu favor para fechar o jogo. Foi então que João mostrou seu potencial, quebrou Tsitsipas para empatar e depois virar o set para fechar em 7/5, para muita festa da pequena torcida brasileira presente e dos colegas de time.
“É uma alegria imensa poder conquistar essa vitória para o Brasil, ainda mais diante de um jogador do nível do Tsitsipas. A torcida (grega) estava empurrando muito, mas consegui me manter focado até o fim e jogar o meu melhor tênis nos momentos mais importantes. Representar o Time Brasil na Copa Davis e ajudar o país a voltar ao Qualifying do Grupo Mundial é algo muito especial para mim”, comemorou João Fonseca.
Também neste domingo, a dupla que conta com Rafael Matos, atleta da ADK Tennis, de Itajaí, venceu os gregos Petros Tsitsipas e Aristoteles Thanos por um duplo 6/2.
No sábado, Fonseca abriu o confronto vencendo o grego Stefanos Sakellaridis, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Já Thiago Wild foi derrotado por Stefanos Tsitsipas por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.