Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Descaso na Brava


Descaso na Brava

Um dos metros quadrados mais valorizados do país, a Praia Brava vive com as ruas emporcalhadas. Fiscalização e punição pra quem sujar!

Educação e cuidado emocional

A prefa de Itajaí vai assinar nesta terça-feira um convênio de peso com a Univali, comandada pelo reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel. O programa “Vida na Escola” vai levar psicólogos e assistentes sociais da universidade para dar suporte direto a alunos e profissionais da rede municipal de ensino. Um passo certeiro e de grande impacto para a formação integral da nossa nova geração.

Parceria que pode servir de exemplo

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Educação e cuidado emocional

A prefa de Itajaí vai assinar nesta terça-feira um convênio de peso com a Univali, comandada pelo reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel. O programa “Vida na Escola” vai levar psicólogos e assistentes sociais da universidade para dar suporte direto a alunos e profissionais da rede municipal de ensino. Um passo certeiro e de grande impacto para a formação integral da nossa nova geração.

Parceria que pode servir de exemplo

Mais do que um convênio, trata-se de uma iniciativa que pode virar modelo para outras cidades da Santa & Bela Catarina. Ao reconhecer que a escola não é só espaço de aprendizado formal, mas também de acolhimento e fortalecimento emocional, a gestão do prefeito Robson Coelho (PL) mostra sensibilidade e compromisso real com o futuro da educação.

Apoio a quem mais precisa

Vivemos tempos em que a inteligência emocional é tão necessária quanto o aprendizado em sala de aula. E nesse sentido, a parceria entre prefeitura e Univali surge em um importante momento para professores e estudantes. Parabéns ao prefeito Robison e ao reitor Cechinel!

Náutico

Na última sexta-feira o presidente da piramidal casa do povo pexêra, o entisicado Fernando Pegorini (PL), deu um rasante na capital manezinha para uma reunião promovida pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar) - pra lá de importante para o setor náutico brasileiro, com a participação do senador turco-careca Esperidião Amin (PP).

Defender o setor

Pegorini foi o responsável pela articulação de uma reunião em fevereiro deste ano, na presidência do legislativo itajaiense, com líderes do setor e o senador Amin, que desencadeou na abertura de uma Frente Parlamentar em Defesa da Economia do Mar no Senado Federal. A medida é extremamente necessária, uma vez que a classe política necessita defender o setor que será impactado fortemente pela reforma tributária.

Impacto

Pegorini afirma que as bases e o próprio setor necessitam demonstrar o grande impacto econômico e social que trará se não houver freios e revisão na reforma tributária. Ou seja, todos unidos, já que a Santa & Bela Catarina é considerada o maior produtor, e Itajaí com grandes estaleiros como Ocean, Fibra Forte, Azimut, entre outros que tem um grande índice de empregos na city pexêra.

 

Com moral

O presidente da piramidal, além de estar com moral com o setor náutico, deu uma tacada de mestre, fazendo uma defesa contundente pela economia de Itajaí e região. Parabéns, Pegorini!

Gororoba do JC

Pra fechar com chave de ouro a 17ª Gororoba do JC, que aconteceu no último dia 6 de setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava, em Itajaí, circula encartado na edição do DIARINHO desta segunda-feira o caderno com fotos. Procure no seu ponto de venda preferido.

Sem ficar corado

Tem vereador da city pexêra que está se passando e nem fica corado, indo atrás de obras e serviços sem ter movido uma palha pra tal, e fazendo vídeos como se fosse ele o responsável, no entanto nunca botou o pé naquela rua pra pedir alguma melhoria. Phode, isso, Arnaldo?

Com chapéu alheio

Basta citar, purexemplo, o vereador Calinho Bombeiro (PL), que foi lá numa invasão onde a Secretaria de Obras fez um serviço meia boca, e a excelência excelentíssima, na caruda, usou até drones pra mostrar como se ele tivesse feito o pedido pra secretaria.

Informações privilegiadas?

Outra coisa vergonhosa foi o vereador Xande Celular (UB) que foi lá no Espinheiro, numa rua do lado da casa do Calinho Bombeiro, onde a Secretaria de Obras pavimentou a rua, e o Xande fez um vídeo como se ele fosse o responsável pela obra. Não é a primeira vez que o Xande faz isso. Será que será que esses dois vereadores têm informações privilegiadas dentro da secretaria? Te liga, prefeito!

Ruas emporcalhas 

Tem morador da Praia Brava que tá virado num alho com a sujeirada que as construtoras têm feito no bairro. Um dos metros quadrados mais valorizados do país, e a areia e terra emporcalham as vias, com os caminhões pra lá e pra cá.

Punição

Na city da praia alagada, digo, alargada, a Dubai brasileira, existe lei que pune a construtora ou quem sujar as vias. Tanto que muitas construtoras lavam os pneus e os caminhões quando deixam as obras. E, se alguém sujar, a denúncia come e a multa come no lombo. Se Itajaí não tem, taí a dica, e fiscalização e punição pros sujismundos.

Sem ação

A Secretaria da Agricultura tá jogada as traças, comandada pela Flávia Sehn Ação. Segundo os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!), tem um monte de maquinário locado e estão ficando quase todos escondidos, com o mesmo vício do governo anterior. Enquanto isso, as estradas e bueiros da zona rural, tudo abandonado. Nem patrola dão conta de mandar patrolar, os tristes.

Brigaçada

Além de tudo, é uma brigaçada medonha na Secretaria de Agricultura. Na semana que passou, o pau roncou entre a mandachuva Flávia Sehn Ação e o boa gente Claudinho do estacionamento, onde a bagrona teria dado de dedo em um cara que fez quase 1000 votos.

O caderno da 17ª Gororoba do JC circula encadernado na edição desta segunda-feira do DIARINHO
O caderno da 17ª Gororoba do JC circula encadernado na edição desta segunda-feira do DIARINHO

 

Protegido

O único que tem um pouco de experiência é o adjunto, o Lu do Pedroni, mas, segundo a raça que “trabalha”, não é visto trabalhando na pasta, e lascam que o Lu só cuida da loja e de vender pra prefeitura através de uma empresa ligada a um familiar dele. Será que isso pode? No mínimo, é imoral.

Quem pagar a conta?

O problema do Lu do Pedroni é que é indicado e protegido do deputado federal Jorge Goetten. Então, se trabalhar ou não, tem as costas quentes... Só que quem é que paga a conta pela ineficiência, na Secretaria de Agricultura, com a Flávia e o Lu? Adivinhões!

CH no PSD

A respeito de cogitação que fiz na coluna de sábado, da possibilidade do deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL por enquanto), migrar para o PSD, assopram nos meus sensíveis zovidos que não é cogitação, é certeza. Vai de mala e cuia.

Traidor

E a razão é muito simples: CH é considerado traidor no PL do estado. No duelo com o muso das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), Carlos Humberto, em sua ira, foi além do aceitável e se aliou aos adversários por discordar do pop star.

Bom pra Juju

O resultado da briga todo mundo conhece: CH e Fabrício explodiram o grupo que estava no poder e os dois saíram perdendo. Só foi bom pra espevitada Juliana Pavan (PSD), que herdou da briga uma das prefas mais desejadas da Santa & Bela Catarina.

Mais briga a caminho

Agora está calmo, mas a briga ente Carlos Humberto e Fabrício Oliveira vai esquentar é no ano que vem, quando os dois vão disputar a mesma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Vai ser canelada, dedo no zóio e chute no saco, no mínimo. Porque agora não tem avatar.

Avatar

Porque, nas eleições municipais do ano passado, Carlos Humberto odiava Fabrício usando a candidatura de Juliana Pavan como avatar, e Fabrício tinha Peeter Lee (PL), o Fabrício da Shopee, como tal. Agora vai ser cara a cara. Um contra o outro. Quem viver verá.

O presidente da piramidal, Fernando Pegorini (PL), ao lado do senador Amin (PP), participou de reunião com o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, importante para o setor náutico do país
O presidente da piramidal, Fernando Pegorini (PL), ao lado do senador Amin (PP), participou de reunião com o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, importante para o setor náutico do país

 

Considerações

Aí a gente olha em volta e escuta o discurso de sempre: precisamos eleger deputados para a região. Mas se todo mundo sair candidato, ninguém se elege. O que é a pura verdade. Em Itajaí, por exemplo, ninguém vai se eleger.

 

 

Sem cadeira

Se saírem candidatos a deputado estadual o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD?), a minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB?), o polido João Paulo Bastos (PT), o Calebre, ops, Calebe Moreno (Novo), Pedrão da Celesc (PL), o boneco Falcon, ops, Victor Nascimento (PL) e caterva, ninguém se elege pra uma cadeira estofadinha na Leléia. Ficamos fuzilados, sem um representante.

O outro lado da moeda

Mas e se houver um acordo? Se todo mundo apoiar um único candidato? Aí entra o exemplo de BC: nas eleições de 2022, Fabrício obrigou seu grupo político a apoiar uma candidatura única, a de Carlos Humberto, pra Dubai brasileira ter um deputado pra chamar de seu. Em troca, CH não concorreria a prefeito em 2024 e continuaria deputado.

E o que aconteceu?

Quando chegou 2024, Carlos Humberto esqueceu o combinado e quis ser candidato a prefeito na marra, e explodiu tudo. Então, são dois lados de uma mesma moeda. Se não tem acordo pra apoiar um só, ninguém se elege. E se tem acordo, se elege um que vai querer tudo pra si mesmo na outra eleição. E durma com um barulho desses.

Balanço

Essas mal estraçalhadas linhas tendem sempre a disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade. Porém, tem momentos que o coração desse pançudinho escriba amolece, e tece, portanto, alguns elogios. Não se acostumem.

Ronaldo

O Ronaldo Jansson, purexemplo, conhecido como Ronaldinho, foi uma aposta do prefeito Robison Coelho (PL) que muitos diziam que não ia vingar, porque o homi, supostamente, não era muito afeito do trabalho.

Bobagem

A verdade é que o secretário de Turismo da city pexêra deu de relho nos seus antecessores: iniciou o ano com um baita receptivo de turistas, resgatou e inovou em festas importantes para o calendário, e, mais recentemente, não só anunciou a Marejada, como criou um modelo em que os cofres públicos ainda ganham dinheiro. Um tiro certeiro!

Beth

Outra criticada por suas posições políticas, mas que vem entregando, inclusive para seus críticos de esquerda, é a Beth na Cultura, que deu vida para espaços públicos importantes da cidade aos finais de semana e alguns fins de tarde, e realizou, de forma impecável, um baita Festival de Música, como há anos não se via em Itajaí. Tá de parabéns, também!

Léo Severino

Esse, até pela idade, era dúvida numa pasta onde o pau pega e não alivia, dia sim e outro também. Mas não é que o garoto, que acabou de desgarrar as fraldas, não só deu conta do recado, do beabá, como ainda enfrentou desafios antigos com soluções polêmicas, mas assertivas. Tá dando show de gestão.

Inovação

A verdade é que o governo Robison prometeu e está entregando inovações, pelo menos no Turismo, Cultura e Assistência Social. O modelo da Marejada é um exemplo, a relação com moradores de rua é outro, o recente anúncio de uma PPP da educação também. E por aí vai.

Inovação 2

E por escrevinhar sobre o Léo Severino, recentemente ele anunciou, em parceria com o futebolista Níkolas Reis, da Invest Itajaí, que estão estudando um programa para qualificar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco em inovação e tecnologia.

Frase do dia:
“Seja como o lobo: confiante na solidão, feroz na batalha e implacável na busca pelos seus objetivos ”
Pai Atanásio

Inovação 3

A ideia, segundo vídeo publicado pela dupla, é identificar em comunidades mais carentes, mentes aptas a trabalhar nesse mundo que já está aí, mostrando que é possível mudar de vida a partir de ideias, que, com a metodologia certa, podem se transformar em negócios, ou, no mínimo, posicionar uma criança que não tem perspectiva em um bom posto de trabalho. É por aí.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Revés no crime

Coluna Esplanada

Revés no crime

Inadimplência bate recorde entre famílias catarinenses

Charge do Dia

Inadimplência bate recorde entre famílias catarinenses

Disputa declarada

Coluna Acontece SC

Disputa declarada

Descaso na Brava

JotaCê

Descaso na Brava

Coluna Exitus na Política

Ritos sociais e as vontades




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.