Educação
Univali participa de criação de fórum em defesa das universidades comunitárias
Tema será trazido para Itajaí em reunião marcada para abril
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma comitiva da Univali esteve na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), em Floripa, na quarta-feira, para participar do lançamento do fórum parlamentar em defesa das universidades comunitárias. Estiveram presentes cerca de 400 representantes da Univali, entre alunos, professores e funcionários.
O fórum é composto por 25 deputados e iniciará um roteiro que vai visitar 12 cidades catarinenses a partir desta sexta-feira pra discutir problemas e soluções do setor. A agenda em Itajaí já está marcada: será no dia 11 de abril, às 19h30, no auditório do bloco E1, na Univali.
O objetivo é fortalecer as instituições comunitárias e foi comemorado por representantes do setor. “Este debate junto à comunidade acadêmica e sociedade civil organizada é fundamental para o fortalecimento deste modelo comunitário e para disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o Sistema Acafe”, disse o reitor e professor da Univali, Valdir Cechinel Filho.
O evento teve a presença de mais de 2 mil estudantes das 14 faculdades da Acafe, numa das maiores mobilizações da história recente da Alesc.
Durante o lançamento, o deputado Napoleão Bernardes (PSD), presidente do fórum, destacou a importância das universidades comunitárias para o estado. “Nosso objetivo é permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade para contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades”.
A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, também comemorou a criação. “Foi graças ao diálogo como o que estamos presenciando hoje que surgiram as instituições comunitárias. Fruto delas, já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil”, afirma.