ITAJAÍ

Começam as comemorações do bicentenário da Igreja Matriz

Paróquia comemora 200 anos de fundação com uma missa festiva; selo dos Correios será homenagem

Programação vai continuar durante todo o ano de 2023
(foto: Arquivo)
Programação vai continuar durante todo o ano de 2023 (foto: Arquivo)
miniatura galeria
miniatura galeria

A paróquia Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí, antecessora de todas as outras seis paróquias católicas de Itajaí, começa a comemorar a partir de sexta-feira, 31 de março, dois séculos de fundação. A igreja foi fundada em 31 de março de 1824, marcando o início da comunidade cristã em Itajaí.

Para o historiador Edison d´Ávila, que é o Coordenador da Comissão Comemorativa, o bicentenário é um acontecimento histórico para Itajaí, já que foi a partir da primeira capela do Santíssimo Sacramento que nasceu o município.

Continua depois da publicidade

“Também tem significado especial esses 200 anos, porque é o marco da implantação do cristianismo em Itajaí. Primeiro foi a igreja católica, para nas décadas seguintes serem implantadas as demais igrejas cristãs  da cidade”, lembrou o historiador.

As celebrações do ano do bicentenário serão abertas com uma Missa Solene Especial às 19h30 de sexta-feira, celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Durante a celebração serão apresentados oficialmente à comunidade o brasão da paróquia, o selo comemorativo do bicentenário e o cartaz em alusão aos 200 anos de fundação da comunidade católica e cristã de Itajaí.

Além da missa festiva, no decorrer do ano, sempre nas datas históricas e festas religiosas, haverá novas homenagens. Estão previstos lançamentos de livros sobre a comunidade católica de Itajaí, integrantes da “Coleção Bicentenário”. O Correios lançará um selo postal comemorativo com a imagem da Matriz. Haverá concerto de música, bênção e automação dos sinos da Igreja da Imaculada Conceição, primeira Matriz de Itajaí, e da Igreja de Nossa Senhora da Paz, da Vila Operária.

A Matriz também concederá Medalhas do Bicentenário a entidades e pessoas da comunidade. A Câmara Municipal de Itajaí realizará uma sessão solene e será lançado o projeto de restauro da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Também está planejada e organizada uma grande procissão de Corpus Christi alusiva ao Bicentenário, congregando todas as sete paróquias católicas de Itajaí para maio de 2024.

Fomentar a história

A paróquia do Santíssimo Sacramento e a Comissão de Comemoração têm ainda a intenção de motivar professores, estudantes, jornalistas e estudiosos para pesquisar sobre a implantação da igreja em Itajaí, já que o significado transcende o campo religioso e tem desdobramentos na história social e cultural do município.

“Lembrando que o Curato, fundado em 31 de março de 1824, depois transformado em paróquia, fora a primeira forma de organização da comunidade da foz do rio Itajaí-açu, que deu razão de ser para a primeira Vila do Santíssimo Sacramento de Itajaí, depois cidade de Itajaí, quando então se instalou o município, em 1860. Não é, portanto, somente uma comemoração que alude à comunidade católica itajaiense, mas a todos os segmentos sociais, econômicos e políticos do município, cuja história remonta ao acontecimento de 200 anos atrás”, reforça o professor Edison.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


 📉🚙 CORTOU GERAL! TCE barrou isenção da TPA em Bombinhas pra locatários com mais de um veículo por imóvel ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.