A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí e a empresa de Correios farão na próxima quinta-feira o lançamento do selo comemorativo do Bicentenário da igreja Matriz. O evento será a partir das 19h no salão paroquial e lançará o selo personalizado que tem tiragem limitada e não será comercializado.
Segundo a comunicação social dos Correios, o serviço de selo personalizado pode ser comprado por qualquer pessoa ou empresa. Ele transforma uma imagem em selo postal. “A imagem do cliente ...
Segundo a comunicação social dos Correios, o serviço de selo personalizado pode ser comprado por qualquer pessoa ou empresa. Ele transforma uma imagem em selo postal. “A imagem do cliente é aplicada diretamente sobre a folha base de selos, impressa pela Casa da Moeda do Brasil, com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pela estatal”, informou a assessoria.
O lançamento faz parte da programação elaborada pela Comissão do Bicentenário da Paróquia, montada para realizar uma série de eventos em comemoração aos 200 anos da igreja de Itajaí. As comemorações tiveram início no ano passado, com o ápice no dia 31 de março, dia que se comemora os 200 anos de fundação da Matriz do Santíssimo Sacramento, que antecedeu todas as outras seis paróquias católicas de Itajaí.
Para o historiador Edison d ‘Ávila, que é o Coordenador da Comissão Comemorativa, o bicentenário é um acontecimento histórico, já que foi a partir da primeira capela do Santíssimo Sacramento que nasceu o município de Itajaí. “Também tem significado especial esses 200 anos, porque é o marco da implantação do cristianismo em Itajaí. Primeiro foi a igreja católica, para nas décadas seguintes serem implantadas as demais igrejas cristãs da cidade”, lembrou o historiador.
Programação festiva
Desde o ano passado, a Matriz tem feito missas festivas, lançamentos de livros da “Coleção Bicentenário”, que retrata a comunidade católica de Itajaí, concertos de música, bênção e automação dos sinos da Igreja da Imaculada Conceição, primeira Matriz de Itajaí, e da Igreja de Nossa Senhora da Paz, da Vila Operária.
A Matriz também concederá Medalhas do Bicentenário a entidades e pessoas da comunidade e haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Itajaí, possivelmente no dia 26 de março. Também será lançado neste ano o projeto de restauro da Matriz do Santíssimo Sacramento.
A ideia partiu da artista plástica e arte-educadora Márcia D’Ávila e do presidente da Unimed Litoral, Umberto João D’Ávila, com a chancela do vigário Eder Cláudio Celva.
A elaboração do projeto executivo será bancada pela Unimed, que também deve arcar com parte dos custos das obras. O projeto deve englobar as áreas externas que não foram contempladas com as obras de urbanização do largo da Matriz, feitas em 2021 pela prefeitura de Itajaí.
Também está planejada e organizada uma grande procissão de Corpus Christi em homenagem ao Bicentenário, congregando todas as sete paróquias católicas de Itajaí, para o dia 30 de maio deste ano.