CULTURA E FÉ
Caminhada de Iemanjá reúne mais de 2500 pessoas em Cabeçudas
Abaixo-assinado pede inclusão da festa no calendário oficial de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Até a lua cheia apareceu para acompanhar a Caminhada de Iemanjá em Cabeçudas, em Itajaí, na noite desta segunda-feira. Mais de 2500 pessoas caminharam em frente ao terreiro André Trindade – Templo de Ogum Beira Mar -, na rua Teresa Francisca Pereira, até a areia da praia, onde foram feitas oferendas à rainha do mar.
Além da caminhada, a programação teve apresentações culturais de Juliana de Passos, Júlia Maria, Samba das Preta, Grupo Axé Odoyá e participação especial do Maracatu, reforçando o caráter artístico e comunitário da celebração.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, também foi passado um abaixo-assinado entre os participantes. Entre as reivindicações estão a manutenção da festa em Cabeçudas, a inclusão da Caminhada de Iemanjá no calendário oficial do município, o compromisso da prefeitura em garantir infraestrutura para a celebração e a construção de uma gruta para Iemanjá no canto da praia, onde fica a imagem que frequentemente sofre atos de vandalismo.
O templo realiza há anos um trabalho contínuo de caráter religioso, social e cultural, reconhecido em Itajaí e na região. A Caminhada de Iemanjá, explicam os participantes, é um ato de fé, mas também de respeito, resistência cultural e amor à ancestralidade, além de um momento de união da cidade.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
