TODA VIDA IMPORTA
Políticas públicas das prefeituras garantem os direitos básicos dos animais
Programas de castração, de resgate e de assistência funcionam em parceria com as ONGs e cuidadores
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma vida de menos sofrimento e de mais dignidade para os animais que vivem em situação de rua ou sofrem com desnutrição, maus-tratos e abandono. Ferir, maltratar ou explorar animais silvestres, domésticos e domesticados é considerado crime de maus-tratos.
Quem comete crimes contra os animais pode ser condenado à reclusão, além de ter que pagar multa e ainda perder a guarda do bicho maltratado.
"Ferir, maltratar ou abusar de animais silvestres, domésticos e domesticados
é crime"
Maus-tratos
Lei n 14.064 de 2020
Itajaí tem lei municipal para garantir defesa dos animais
O Instituto Itajaí Sustentável é o órgão municipal responsável pela Diretoria de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, que gerencia as ações de acolhimento dos animais que estão em situação de rua.
O município resgata cães, gatos e cavalos atropelados, com debilidade motora, em estado precário de saúde, vítimas de maus-tratos e fêmeas em gestação ou com filhotes, por exemplo.
De acordo com a diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais de Itajaí, Andreia Paula Resch, o foco do trabalho é na conscientização dos direitos e na orientação sobre as condutas corretas, incentivando ações que visem à promoção e proteção da vida dos animais.
Os animais recolhidos são encaminhados à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa), onde recebem cuidados médicos, medicação, são castrados e, depois de recuperados, são encaminhados para adoção.
Maus tratos
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone:
(47) 3348-8031, ouvidoria
(47) 98857-2144 ou presencialmente no Inis, que fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), 2600, no centro de Itajaí. O horário de atendimento é das
13 às 19 horas.
Há 347 bichinhos resgatados e prontos para adoção
O Instituto Itajaí Sustentável é o órgão municipal responsável pela Diretoria de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, que gerencia o acolhimento dos animais em situação de rua.
O município resgata os animais atropelados, com debilidade motora, em estado precário de saúde, vítimas de maus-tratos e fêmeas grávidas ou com filhotes, por exemplo.
De acordo com a diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais de Itajaí, Andreia Paula Resch, o foco do trabalho é na conscientização dos direitos e na orientação sobre as condutas corretas, incentivando ações que visem à promoção e proteção da vida dos animais.
Os animais recolhidos são encaminhados à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa), onde recebem cuidados médicos, medicação, são castrados e, depois de recuperados, são disponibilizados para adoção.
Feira de adoção
Há feiras de adoção no primeiro e terceiro domingo de cada mês na Uapa. Além disso, são realizadas feiras itinerantes em bairros de Itajaí para incentivar a adoção. Pessoas que gostem de brincar e cuidar dos animais podem se inscrever para participar do projeto como voluntárias.
Adote um pet na UAPA pelo telefone (47) 3349-7255 ou Instagram
@inis.itajai
Ônibus de castração pet
Uma vez por mês o Instituto Itajaí Sustentável promove a castração de cães e gatos. Foram contratadas 5 mil castrações até o mês de fevereiro, e 3 mil animais já foram contemplados com a cirurgia, que é feita por médicos veterinários em um ônibus itinerante que circula nos bairros. Os procedimentos devem ser previamente agendados. Basta fazer um cadastro pelo WhatsApp (47) 98857-2144, na ouvidoria ou presencialmente, no Inis.
Quem pode participar
• Moradores de Itajaí que comprovem renda de até três salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.
• Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
• ONGs que tenham sede em Itajaí e atuem na proteção de animais do município.
PARCERIA ANIMAL
ONGs atendem demanda em Balneário Camboriú em parceria com a prefeitura
As ações de proteção animal de Balneário Camboriú são desenvolvidas através de convênios com a ONG Viva Bicho, que atende cães e gatos, e o Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora, que atende exclusivamente animais silvestres.
São atendidos animais em situação de vulnerabilidade, ou seja, feridos, idosos, filhotes, fêmeas no cio e que estão em risco ou oferecem risco a alguém. Eles recebem atendimento veterinário e abrigo até serem disponibilizados para adoção.
No momento, são mais de 600 animais entre cães e gatos aguardando um lar na ONG Viva Bicho. Para adotar, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp da ONG e apresentar a documentação solicitada.
Já os animais silvestres resgatados passam por uma reabilitação que varia de acordo com a espécie e só após a avaliação do corpo técnico ambiental são devolvidos à natureza.
“São necessárias ações de educação para guarda responsável, pois nenhuma ação governamental ou de ONGs e protetores voluntários será suficiente para resolver os problemas de abandono se a população não se conscientizar que os animais devem ser castrados e não podem viver soltos nas ruas,” explica a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Furtado Lenzi.
Maus tratos em bc
Denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo telefone:
153 ou 156 do Grupo de Protecao Ambiental da Guarda Municipal ou e-mail semam@bc.sc.gov.br do Conselho Municipal de Proteção Animal