É comum um piloto de Fórmula 1 começar a carreira correndo de Kart. O esporte é uma escola onde o piloto aprende tudo o que precisa para ingressar em categorias mais avançadas do automobilismo. Sabendo que o kart é o início de uma promissora carreira, o prefeito Aquiles da Costa (MDB), de Penha, planeja incluir a modalidade na grade escolar da rede pública através de uma parceria com a Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc).
Continua depois da publicidade
A Fauesc dispõe de um centro de treinamento em Penha. A cidade abriga, também, os principais eventos de kart do Brasil e uma das melhores pistas de kart do mundo, no kartódromo internacional ...
A Fauesc dispõe de um centro de treinamento em Penha. A cidade abriga, também, os principais eventos de kart do Brasil e uma das melhores pistas de kart do mundo, no kartódromo internacional Beto Carrero. “Nós temos em Penha um dos melhores kartódromos do mundo. No Brasil só existe dois internacionais, e um é aqui. O Desafio das Estrelas, as 500 milhas de kart, o brasileiro, o Mundial de kart, é tudo aqui em Penha”, explica Aquiles. Neste ano de 2023, Penha receberá a Copa Brasil de kart, o campeonato Catarinense e o Sul Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Em uma reunião com o presidente da federação, Admir Chiesa, o Niki, surgiu a ideia de estreitar a parceria entre a prefeitura e a Fauesc.
Projeto analisado
Continua depois da publicidade
O prefeito Aquiles solicitou ao setor jurídico que verifique a possibilidade da parceria acontecer, com levantamento de valores, quantidade de pilotos necessários para as aulas, tempo para a formação de um piloto e como funcionaria o chamamento público para a contratação da Fauesc.
O piloto Ayrton Senna, maior vencedor da fórmula 1 do Brasil, ganhou seu primeiro kart da família aos quatro anos. “Estamos trabalhando para construir um modelo jurídico que permita fazer a contratação. Se tudo correr bem, seremos a primeira prefeitura do Brasil a formar pilotos de kart pela rede pública”, adianta Aquiles.