Uma comitiva de representantes do município de Itajaí, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e da imprensa catarinense está na Cidade do Cabo, na África do Sul, para acompanhar a cerimônia oficial da largada da terceira etapa da regata The Ocean Race, que acontece neste domingo. Com a largada, Itajaí receberá oficialmente o bastão para realizar a parada brasileira, a única na América Latina, e próxima stop over.
Continua depois da publicidade
O grupo também acompanha detalhes da maior regata transoceânica do mundo e realizará reuniões técnicas sobre o evento. Os representantes de Santa Catarina chegaram na quinta-feira na cidade ...
O grupo também acompanha detalhes da maior regata transoceânica do mundo e realizará reuniões técnicas sobre o evento. Os representantes de Santa Catarina chegaram na quinta-feira na cidade e conheceram a Ocean Live Park da Cidade do Cabo.
Continua depois da publicidade
Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, os capitães dos times falaram sobre a expectativa para a etapa até Itajaí. A perna é considerada a maior e mais difícil da história da The Ocean Race: serão percorridas 12.750 milhas náuticas em pouco mais de um mês. “A reta final, na costa brasileira, deve ser emocionante e com algumas surpresas”, destacou Boris Herrmann, do Team Malizia.
Reuniões técnicas vão auxiliar a comitiva de Itajaí na preparação do evento. Os encontros vão tratar sobre voluntários, equipes, hospitalidade, estruturas e a logística. O município será a única parada latino-americana da regata pela quarta vez consecutiva.
Continua depois da publicidade
“É uma grande responsabilidade receber a The Ocean Race pela quarta vez consecutiva. As reuniões que faremos aqui na Cidade do Cabo nos auxiliam nos preparativos para o evento, que necessita de uma grande estrutura logística. Queremos repetir o sucesso da última edição, quando Itajaí foi considerada a melhor parada da regata”, destaca Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos e presidente da parada brasileira da The Ocean Race.
A Vila da Regata brasileira abre para o público no dia 29 de março, no Centreventos, com diversas atrações artísticas e de entretenimento. A montagem inicia no começo de março.
Holcim vence In-Port
A sexta-feira foi marcada pela In-Port Race da Cidade do Cabo. Líder da The Ocean Race, a equipe suíça Holcim-PRB venceu a etapa após 43 minutos de corrida. Os barcos 11th Hour Racing (EUA) e Malizia (ALE) completaram o pódio. A competição rápida e tática vale pontos em caso de desempate.
Com uma configuração de três voltas em uma pista retangular, a In-Port Race (ou regata interna) testou novamente as habilidades de manobra das equipes dos modernos e tecnológicos barcos Imoca. Nesta sexta, o time do capitão Kevin Escoffier foi o mais rápido e já na primeira volta alcançou a liderança. A equipe terminou a prova com mais de dois minutos de vantagem para o segundo colocado.
Após a regata, as equipes têm menos de 48 horas para preparar os barcos para o início da terceira etapa até Itajaí. A previsão de chegada na parada brasileira é início de abril.