Navegantes
Banhistas disputam espaço com entulhos
Prefeitura explica que faz serviços de limpeza à noite
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






As reclamações do acúmulo de sujeira nas praias de Navegantes desta vez chegam também da Arena de Verão, estrutura esportiva e de lazer nas areias do pontal. Veranistas procuraram o DIARINHO para contar que visitaram a arena e o local estava tomado de entulhos trazidos pela maré.
Moradores e visitantes também reclamam do acúmulo de lixo na areia da Meia Praia. “Estivemos na arena no final da semana. A estrutura está perfeita, porém, os turistas e as pessoas locais disputam espaço com os entulhos e há grande quantidade de lixo no local. São pedaços de madeira, troncos, restos de cordas, plásticos e até pallets que a maré traz na madrugada e não são retirados pelas equipes de limpeza”, conta.
Já um morador do bairro São Pedro, o popular Pontal, diz que a prefeitura até limpa o local, mas não com a frequência necessária. “Esse não é um problema só daqui. A única praia de Navegantes que é limpa e bem cuidada é o Gravatá. Nas demais o descaso é total. O centro e o bairro Meia Praia estão abandonados em relação à limpeza da praia”, disse.
Limpeza à noite
A denúncia da moradora coincide com outra reclamação que o DIARINHO recebeu na semana passada, de uma turista na Meia Praia, acompanhada por fotos. Na ocasião o secretário do Saneamento Básico, Valério Campos, garantiu que a limpeza é feita todas as noites, da meia-noite às 8h, mas destaca que a bacia do rio Itajaí-Açu atravessa 47 municípios e que uma boa parcela dos resíduos que o rio traz acaba sendo jogada nas praias de Navegantes.
Com relação ao caso específico de limpeza da Arena de Verão, Valério não retornou à reportagem até o fechamento da matéria.