SEGUNDA PERNA
Barcos da Ocean Race partem para Cidade do Cabo
Previsão é de que cinco barcos da classe Imoca cheguem na África até 10 de fevereiro
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A segunda etapa da The Ocean Race começou às 15h10 desta quarta-feira em Cabo Verde. Os cinco barcos da classe Imoca partiram para perna entre Cabo Verde e Cidade do Cabo, na África do Sul, em um trajeto de 4600 milhas náuticas, cerca de 7500 quilômetros. Estes mesmos barcos chegam a Itajaí entre 1º e 4 de abril. Os seis barcos VO65 não disputam esta perna – eles competem somente no circuito europeu da regatona.
Nesta nova etapa será a primeira vez que os barcos enfrentarão os fortes ventos do Atlântico Sul, durante a sessão final da prova - o início da competição será de ventos fracos. A rota leva a frota ao sul de Cabo Verde, atravessa a linha do Equador e contorna a costa brasileira. O itinerário é escolhido por evitar o sistema de alta pressão do meio-atlântico de Santa Helena. A organização da Ocean Race prevê um tempo de passagem de 14 a 15 dias, com estimativa de chegada dos principais barcos à Cidade do Cabo por volta de 8 ou 9 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Após uma semana de ventos fortes na cidade de Cabo Verde, a previsão é de que uma onda de ventos leves, de 5 a 8 nós, tomem conta da segunda etapa da maior regata transoceânica do mundo, deixando a competição mais lenta. "Primeiro teremos de gerir a sombra do vento das ilhas porque são altas, além do vento fraco", disse Robert Stanjek, membro da equipe Guyot environment - Team Europe.
A parte inicial da prova contará com muitas manobras, tornando difícil que as equipes consigam descansar. “A primeira parte da corrida será super tática e haverá muitas oportunidades, então todos precisaremos estar muito ligados desde o início”, disse Will Harris, capitão do Team Malizia.
Continua depois da publicidade
Após a segunda etapa, os barcos partirão da Cidade do Cabo e terão pela frente a prova mais difícil da história da Ocean Race: serão mais de 12 mil milhas náuticas até Itajaí. A previsão é de que os barcos cheguem ao Brasil no início de abril. A Ocean Live Park, nome pomposo para Vila da Regata, abrirá suas portas no dia 29 de março, com diversas atrações gratuitas, no Centreventos de Itajaí.