A secretaria de Segurança de Balneário Camboriú decidiu fechar o deque do Pontal Norte à noite após a morte do jornalista Mayron Anderson Gouvêa de Souza, de 45 anos. O corpo dele foi encontrado no dia 8 de janeiro, em meio às pedras do pontal. A hipótese de homicídio é investigada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC).
Continua depois da publicidade
Desde a semana passada, o acesso ao deque está sinalizado com placa alertando sobre o horário de fechamento, entre 21h e 6h. Durante o período, a entrada do deque estará com o portão trancado ...
Desde a semana passada, o acesso ao deque está sinalizado com placa alertando sobre o horário de fechamento, entre 21h e 6h. Durante o período, a entrada do deque estará com o portão trancado com cadeado. Além da medida, a secretaria fará ações integradas com a Polícia Militar pra garantir a segurança no local e inibir a criminalidade na região do Pontal Norte.
Continua depois da publicidade
A primeira ação ocorreu no final de semana, quando sete suspeitos foram abordados e dois conduzidos por posse de drogas. O secretário Gabriel Castanheira explica que será reforçada a operação na região, assim como por toda a cidade.
“Vamos realizar operações integradas com a Polícia Militar em toda a cidade. As forças de Segurança trabalhando juntas se tornam mais efetivas no combate à criminalidade”, disse Castanheira.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretaria, o fechamento noturno do deque é medida válida até o restabelecimento da iluminação pública do local. A maior parte do trecho, principalmente no final do deque, está com lâmpadas estragadas ou com postes danificados. Os reparos já começaram a ser feitos pela Cosip.
As queixas sobre a falta de segurança e de manutenção no local são recorrentes e voltaram à tona com o caso da morte do jornalista. A vítima era natural de Belém, no Pará, e estava morando em Balneário. A causa da morte apontou afogamento, mas a polícia investiga se teria ocorrido um homicídio e relação do caso com uma briga na região.
Em novembro, um outro caso de violência foi registrado no Pontal Norte. Um homem de 35 anos foi agredido a pedradas durante um roubo de celular. O criminoso, de 21 anos, fugiu pela mata, mas acabou detido pela Guarda Municipal. Além de ocorrências de roubos, o deque também é alvo de denúncias de usuários de drogas e práticas de sexo.
Madeiras do deque passam por manutenção diária
Os reparos na parte das madeiras do deque é responsabilidade da FG Big Wheel, conforme previsto do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento. Segundo a gerência da roda-gigante, a manutenção é feita diariamente, após vistoria e avaliação das equipes.
Na segunda-feira, inclusive, os trabalhos foram feitos no local. A manutenção é feita em materiais deteriorados pelo tempo ou alvo de depredação ou vandalismo.
“O nosso relatório de EIV é entregue anualmente em dezembro para a comissão de EIV da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú para demonstrar o cumprimento das nossas obrigações”, informou a empresa.
Continua depois da publicidade