ITAJAÍ
Alfandegamento do porto é renovado por mais dois anos em Itajaí
Anúncio da Receita Federal garante operação normal em 2023
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A Receita Federal renovou o alfandegamento do Porto de Itajaí por mais dois anos. Com a medida, as operações no terminal portuário itajaiense estão seguras e garantidas a partir de 1º de janeiro de 2023.
A informação foi divulgada pelo delegado da Alfândega no porto, Marcus Vinícius Nali Simioni Filho, ao superintendente do porto, Fábio da Veiga. A decisão dá fim à insegurança gerada após o atraso no processo de privatização pelo governo federal. O receio do setor era de que os prazos não fossem cumpridos.
Continua depois da publicidade
“Foi um processo árduo porque normalmente se faz 90 dias antes do final do processo. Porém, com o atraso na assinatura do convênio do processo de delegação [desestatização], que está atrelado, todo o corpo administrativo da Superintendência do Porto de Itajaí trabalhou de forma muito célere e conseguiu junto à Receita Federal que fosse publicado o novo ato declaratório de alfandegamento, renovando-o por mais dois anos”, destacou o superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
A renovação do alfandegamento contempla tanto a área arrendada à APM Terminals (berços 1 e 2), como a área pública (berços 3 e 4), e também as operações com navios de cruzeiro. Os embarques e desembarques de passageiros, chegando ou partindo do exterior, só podem ocorrer caso haja alfandegamento total e regularizado.
Continua depois da publicidade
“A renovação do alfandegamento da atividade portuária de Itajaí representa a certeza de haver operações portuárias a partir do dia 1º de janeiro, já que o prazo de alfandegamento se findaria no dia 31 deste mês”, disse o superintendente.