Porto de Itajaí

Prefeito Volnei considera vetar a renovação com a APM Terminals

Decisão final sobre o futuro do porto deve ser anunciada nesta quinta-feira

Prefeito estaria considerando manter a CTIL, que venceu a licitação, no comando da operação, conta sindicalista 

(Foto: Arquivo)
Prefeito estaria considerando manter a CTIL, que venceu a licitação, no comando da operação, conta sindicalista (Foto: Arquivo)

O prefeito Volnei Morastoni (MDB), que retornou de licença médica de 60 dias na última terça-feira, está analisando a renovação do contrato provisório entre o Porto de Itajaí e a APM Terminals, atual arrendatária do terminal, para a empresa continuar tocando os berços até o processo de privatização ser concluído pelo governo federal. O presidente da Intersindical, ouvido pelo DIARINHO, revela que Morastoni está inclinado a assinar com a Ctil Logística, que venceu o certame para tocar o porto provisoriamente.

A indefinição foi confirmada ao DIARINHO pela prefeitura e pelo superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Via assessoria de comunicação, o prefeito confirmou que está se inteirando dos trabalhos realizados em sua ausência. Já o superintendente Fábio da Veiga comentou que o prefeito não tomou nenhuma decisão ainda.

Continua depois da publicidade

“Estamos na tramitação final da assinatura. O prefeito Volnei retornou e está analisando alguns pleitos sensíveis, mas deve resolver isso nesta quinta-feira. Não fez nenhuma posição oficial no sentido “não é para assinar”. Simplesmente está analisando e esperamos que amanhã possa dar uma decisão final pra  gente resolver este assunto, virar esta página, para que o porto permaneça operativo ano que vem, já que o tempo está praticamente esgotado em decorrência da demora que o governo federal teve em assinar a renovação do convênio de delegação”, informou Fábio.

Ouvido pelo DIARINHO, Ernando João Alves Junior, o Correio, presidente do Sindicato dos Arrumadores e da Intersindical, afirmou que o prefeito Volnei estaria considerando não assinar a renovação com a APM, para assim firmar contrato com a Ctil Logística que venceu o certame para tocar o porto provisoriamente por dois anos, enquanto não sai a privatização total do cais.

“Assim que a gente teve essa informação, nos reunimos com o prefeito e realmente ele disse que não tem nada decidido. Ele não autorizou a assinatura com a APM e deixou bem claro que ele aposta na Ctil. E a APM, até o momento, não garantiu nenhuma carga ao porto de Itajaí. Ele viu uma perspectiva de melhor futuro com a Ctil”, revelou Ernando.

A posição do prefeito contraria o entendimento da Intersindical e dos sindicatos de trabalhadores que atuam no porto. “Deixamos bem claro para o prefeito que a APM é a melhor saída. Pelo que foi discutido na Antaq, para a continuidade da operação com contêiner em Itajaí, tem que ser a APM. Estamos bastante receosos porque pela conversa está bem direcionado que ele [o prefeito] está optando pela Ctil”, narrou Ernando.

A Intersindical e os sindicatos prometem levar o caso à justiça  se a posição for  favorável à Ctil. “Se amanhã não tiver essa decisão ou se essa decisão for pela Ctil, estamos preparados para mobilizar os trabalhadores, acionar a assessoria jurídica, porque fomos pegos de surpresa no dia de hoje por essa decisão do prefeito. Até então o prefeito em exercício Marcelo Sodré e o Fabio da Veiga já tinham anunciado que conseguiram chegar a um acordo com a APM e que seria assinado o contrato”, finalizou Ernando.

Prazo apertado

O contrato com a APM vence dia 31 de dezembro e pode ser renovado por até dois anos. No dia 10 de novembro,  o então prefeito em exercício e vice-prefeito da cidade, Marcelo Sodré (PDT), e o superintendente gravaram vídeo, direto de Brasília, anunciando a renovação do contrato provisório com a APM pelo valor de R$ 2 milhões mensais.

O prefeito em exercício justificou que, após reunião na Antaq, não haveria tempo suficiente para a instalação da nova arrendatária, a Ctil, no  comando do cais. A superintendência anunciou o cancelamento do processo de licitação que teve como vencedora a Ctil e que havia vencido o certame com a maior oferta de valores pelos berços 1 e 2.

Continua depois da publicidade

A proposta da APM seria da metade do valor. Mas a APM estaria disposta a pagar um valor variável pela área pública, dependendo da movimentação de linhas.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🚨 REFORÇO NAS MARGINAIS DA BR 101! Balneário Camboriú agora tem GM, BC Trânsito e PM atuando oficialmente ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

VersoLuz

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

‘Rock Legens’: um festival de horrores.

Blog do Magru

‘Rock Legens’: um festival de horrores.

Piriquito fala do Ruth Cardoso

Blog do JC

Piriquito fala do Ruth Cardoso

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

A bordo do esporte

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

O corpo avisa, fique atento aos sinais

Espaço Saúde

O corpo avisa, fique atento aos sinais



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.