A Alemanha segue decepcionando seu torcedor dentro de campo quando o assunto é Copa do Mundo. Depois do vexame na Copa de 2018, quando foi eliminada na primeira fase, a equipe estreou no Catar perdendo de virada para o Japão, por 2 a 1. A partida foi válida pelo grupo E, que teve ainda a goleada da Espanha por 7 a 0 contra a Costa Rica.
Continua depois da publicidade
Os alemães deram pinta que teriam uma estreia tranquila quando saíram na frente com o pênalti convertido por Gündogan, no primeiro tempo. A equipe seguiu pressionando os japoneses e teve ...
Os alemães deram pinta que teriam uma estreia tranquila quando saíram na frente com o pênalti convertido por Gündogan, no primeiro tempo. A equipe seguiu pressionando os japoneses e teve várias chances de ampliar, mas parou no goleiro Honda. Na etapa final, o Japão deu a resposta, virando a partida com gols de Doan e Asano, ambos que saíram do banco.
Continua depois da publicidade
Protesto
Antes da partida, os jogadores da Alemanha posaram para a foto oficial do time com as mãos na boca. O protesto, mostrando que os atletas foram “calados”, aconteceu porque a Fifa proibiu que os capitães de seleções utilizassem a braçadeira com o símbolo One Love, uma manifestação em prol dos direitos humanos e da diversidade. “Direitos humanos não são negociáveis”, defendeu a federação alemã, em comunicado.
Continua depois da publicidade
Sete seleções da Europa haviam confirmado que usariam a braçadeira na Copa, como manifestação pelos direitos dos trabalhadores explorados nas obras do mundial e das pessoas LGBTQIAP+, já que o país-sede tem leis homofóbicas vigentes. A Fifa ameaçou punição contra confederações e atletas e as equipes voltaram atrás.
Espanha atropela
Pelo outro jogo da chave, a Espanha aplicou uma goleada histórica contra a Costa Rica. Com um futebol envolvente e cheio de jovens, o time espanhol venceu por 7 a 0, com gols marcados por Olmo, Asensio, Ferran Torres (duas vezes), Gavi, Carlos Soler e Morata.
No domingo, Espanha e Alemanha se enfrentam às 16h. Se a Espanha vencer o rival europeu, basta que o Japão empate diante da Costa Rica, no mesmo dia, às 7h, para decretar a eliminação da Alemanha novamente na primeira fase.