Consulta pública
Navegantes ouve a sociedade sobre plano diretor
Até 30 de novembro os moradores serão consultados sobre as mudanças
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em Navegantes, acontece durante o mês de novembro a consulta pública do processo de revisão do Plano Diretor, em mais uma etapa de participação popular após as primeiras audiências abertas à comunidade. A consulta tem caráter consultivo e propositivo e está aberta a qualquer pessoa até 30 de novembro.
O objetivo é receber propostas e questionamentos por escrito sobre as versões preliminares de revisão de três leis complementares que constituem o Plano Diretor: código urbanístico, código de obras e código de posturas. A participação é por meio de preenchimento on-line de formulários padrão, no site da prefeitura.
Após o envio das sugestões e dúvidas, as propostas são avaliadas pela equipe técnica para verificar a relação com os objetivos do plano, bem como para analisar a viabilidade legal. Depois do período da consulta, as propostas serão discutidas na Conferência Municipal de Navegantes, com a deliberação dos delegados.
O secretário de Planejamento Urbano, Dagmar de Oliveira, informa que a pré-conferência para eleição dos delegados representantes da sociedade civil está marcada para 28 de novembro.
O evento no Centro Integrado de Cultura ainda servirá para apresentação das principais alterações para revisão do Plano Diretor.
Nessa etapa, a participação popular será fundamental, porque são os delegados indicados por entidades que vão representar a população na hora de avaliar as propostas do novo Plano Diretor. O colegiado será formado por 28 representantes da comunidade e outros 22 do governo municipal.
O trabalho de revisão é coordenado pela Furb e já passou por três audiências públicas. O município tem expectativa de finalizar o projeto neste ano. “Estamos na luta para enviar para a Câmara de Vereadores em dezembro”, comenta o secretário.
Mudanças à vista
A revisão do Plano Diretor pode trazer mudanças para construções na orla. Pesquisa com moradores apontou que a comunidade defende uma verticalização controlada nas praias e na região central, com limite de até 12 andares, e novos investimentos em parques e áreas de lazer.
Conforme a prefeitura, as discussões do plano já consideram projetos como o do túnel subaquático entre Navegantes e Itajaí, que vai impactar no crescimento dos bairros, e o da expansão do aeroporto. Ao se concretizar o projeto da nova pista, os aviões devem ser aproximar pelo mar, o que liberaria áreas atualmente com restrições para construção civil por estarem no caminho das aeronaves.
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.