Efeito dos bloqueios
Postos de combustíveis da região têm filas e falta de gasolina
Na tarde de segunda-feira foram registradas filas e falta de combustível em alguns locais
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



Motoristas enfrentaram filas nos postos de combustíveis de Itajaí e região para abastecer a partir da tarde de segunda-feira. Vários postos registraram filas e a faltar do combustível.
Há relatos de filas em postos das avenidas Beira Rio, Irineu Bornhausen, a Caninana; Adolfo Konder, a Transilvânia, no São Vicente; Abrão João Francisco, a Contorno Sul; Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros; e rua Brusque; além de postos do Rio Pequeno, em Camboriú, e em postos dos municípios de Penha, Balneário Camboriú, Navegantes e Balneário Piçarras.
Continua depois da publicidade
O autônomo Luiz de Souza Costa, de 40 anos, estava com o carro na reserva de combustível quando correu pra abastecer no posto Shell, da rua Brusque. Ao chegar perto do posto, ele já se deparou com as filas. “Agora que caiu a ficha. Todos estão com medo de desabastecimento por conta dos bloqueios”, explicou.
Outro motorista que também estava na fila contou que passou pelo posto, viu que havia uma pequena fila e foi em casa buscar o carro da esposa para abastecer. “Não deu cinco minutos e já estava com essa longa fila”, conta. Além da fila para abastecer, o posto só tinha gasolina aditivada, porque a comum já tinha acabado.
Continua depois da publicidade
Teve também motorista que viu a fila de veículos e resolveu entrar para garantir que o tanque fosse abastecido antes que ficasse sem o combustível.
Outras regiões
Leitores registraram filas ainda no posto da rua Juvenal Mafra, no Gravatá, perto do Top House, além de três postos entre Navegantes e Penha. Em Piçarras, filas foram registradas perto do posto de combustível próximo do restaurante Cordazzos.
O posto de gasolina São João do bairro Armação, em Penha, chegou a ficar sem gasolina durante a tarde. Também no período da tarde, o posto perto do Beto Carrero registrou a falta do combustível.
O secretário-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Litoral e Região (Sincombustíveis), César Martinho Ferreira Júnior, informou ao DIARINHO que em Itajaí apenas um posto registrou falta de gasolina durante a tarde. A expectativa do sindicato era ver como a situação ficaria nesta terça-feira.
O Procon de Itajaí também confirmou filas em alguns postos do município, mas “tudo dentro da normalidade”, segundo o coordenador da procuradoria, Salésio Pedrini.
Dois motivos são justificados para a formação de filas: o bloqueio de rodovias federais, que poderia gerar desabastecimento; e a ameaça de aumento do preço do combustível, que estava represado durante o período eleitoral.
Continua depois da publicidade