SANTA CATARINA
“Brasil precisa buscar uma conciliação nacional”, diz Fiesc sobre bloqueios
Entidade defendeu direito de ir e vir das pessoas e necessidade de escoar produção
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
No segundo dia de bloqueios em rodovias federais e estaduais por bolsonaristas contrários ao resultado das eleições, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), se manifestou oficialmente, demonstrando “preocupação” com o atual momento do país.
“Entendemos que o Brasil precisa buscar uma conciliação nacional. Reiterando o nosso compromisso com a livre iniciativa e com o direito de expressão e de manifestação, entendemos que devem ser preservados o direito das pessoas de ir e vir e das empresas de escoar a produção e de garantir matéria-prima”, informou a entidade.
“O bom-senso deve prevalecer”, destacou a nota, publicada no site da federação. A Fiesc não informou sobre eventuais prejuízos no setor industrial devido às paralisações nas estradas.
A Federação das Empresas de Transportes de Santa Catarina (Fetrancesc) apontou em nota contra os bloqueios que as manifestações afetaram o transporte de insumos básicos, além de entrega de alimentos, remédios, combustíveis e suprimentos para hospitais.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) alertou para o “iminente risco de desabastecimento e falta de combustíveis”, caso as rodovias não sejam rapidamente desbloqueadas. “As indústrias já sentem impactos no escoamento da produção e relatam casos de impossibilidade do deslocamento de trabalhadores”, informou em nota.