Aeroporto de Navegantes
CCR aprova obra de terminal e reserva área pra segunda pista
Concessionária anunciou reforma no terminal de passageiros e mais lojas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A concessionária CCR, que administra o aeroporto de Navegantes, em reunião com o senador Esperidião Amin (PP) na segunda-feira, anunciou o cronograma de investimentos, com aprovação do Masterplan do terminal. No projeto, a CCR reservou uma área pra construção da segunda pista - solicitação das entidades da região.
Como principal destaque do plano de investimento, está a construção de um novo Terminal de Passageiros, com mais capacidade, espaço para lojas e serviços, e mais conforto aos clientes. “Neste primeiro entendimento dos investimentos, que ainda serão detalhados em projeto, a preservação de uma área visando uma segunda pista de pousos e decolagens foi considerada. Importante ressaltar que qualquer investimento além do contrato deve ser, em primeiro lugar, aprovado e orientado pelo poder concedente”, disse, em nota a CRR.
Continua depois da publicidade
A concessionária também acrescentará 100 metros à pista do aeroporto já existente, aumentando a capacidade para operar com aeronaves de maior porte e que voam distâncias maiores, contribuindo com o transporte de cargas. Outra melhoria é a implantação de RESAs nas cabeceiras, que funcionam como “áreas de escape” se a aeronave ultrapassar os limites da pista.
A inclusão da segunda pista no plano de exploração aeroviária foi motivo de comemoração pelo senador Amin e por empresários ligados à Associação Empresarial de Navegantes (ACIN) e demais Associações do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
“Desde o ano passado estamos acompanhando a luta pela ‘ressurreição’, ou melhor, pela preservação da segunda pista do aeroporto de Navegantes, que foi eliminada durante o leilão. Então, podemos dizer: fazia parte do Plano Diretor do aeroporto desde 2013 e, agora, ela volta a fazer parte do Masterplan por deliberação do conselho da concessionária”, disse Amin.
Segundo o senador, todos os argumentos que vinham sendo tratados desde o ano passado estavam corretos. “Nós tínhamos razão em dizer que seria um grave prejuízo para a economia de Santa Catarina e do Brasil não preservarmos no projeto do aeroporto de Navegantes a segunda pista, em função da vitalidade do nosso Vale do Itajaí, da nossa capacidade catarinense de exportação de produtos de valor agregado com tecnologia. Tudo isso justificava e agora se confirma com a preservação da segunda pista”, finalizou.
A CCR ganhou a concessão para operar o aeroporto nos próximos 30 anos. A construção da segunda pista é uma reivindicação de todas as entidades da região de Navegantes e Itajaí. O caso inclusive já havia sido judicializado. O prazo de início e conclusão da obra ainda não foram informados pela concessionária.